SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carrefour, GPA e Assaí seguem tendência do mercado e apresentam avanços no e-commerce

23/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

inteligência artificial inteligência emocional robôs tecnologia criatividade

O que a tecnologia não faz (ainda?)

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2018

Tudo o que está nos desenhos abaixo já é feito por robôs ou, é provável, será feito em breve. Com o avanço das pesquisas, cada vez mais atividades serão incorporadas pela tecnologia, o que vai mudar a vida das pessoas. O trabalho será, sem dúvida, um dos mais impactados (veja matéria nesta edição). As máquinas farão desde uma reposição de gôndola até orientar clientes. Mas, para especialistas, não tomarão o lugar das pessoas tão cedo em áreas associadas à emoção. O ideal, dizem eles, é que a  inteligência artificial e a emocional se completem.

Veja a seguir três situações em que o homem não será substituído:

Empatia
Colocar-se no lugar do outro para entender suas motivações é algo “humano”, que continuará sendo importante nas empresas. Afinal, uma característica marcante da nova economia é o compartilhamento. E sem entender o outro não dá para ter cooperação, o que inibe a troca de ideias e novos questionamentos. É certo que o robô fará com precisão uma série de tarefas, mas não terá aquele olhar crítico que leva a mudanças.

[noticiasRelacionadas]

 

Ousadia
Arriscar-se a fazer algo diferente, a apostar num produto ou negócio em que só você vê potencial e, no final, descobrir que a aposta deu certo. O que muda nessa história, comum a tantos empreendedores do varejo alimentar, é o suporte que a tecnologia poderá dar. Mas empresas e oportunidades continuarão nascendo da cabeça de homens que ousam ao tentar algo novo e, muitas vezes, inusitado. Dificilmente caberá às máquinas o papel do empreendedorismo.

Criatividade
Criar está intrinsicamente ligado à capacidade de ser crítico, de questionar, de se incomodar com a rotina, de tentar buscar algo melhor e mais “funcional”. Por mais que as máquinas aprendam e tragam um amplo portfólio de soluções para as empresas, cabe ao homem combinar tudo isso com sua experiência de vida e com seu conhecimento da empresa e do mercado para ter ideias novas e relevantes para o negócio.

 

Lado a lado com o robô
Pesquisa da Expert Market , especializada em informações para empreendedores, aponta:

  • 70% dos gestores considerariam ter um robô em sua equipe
  • 47% não se sentiriam culpados em substituir um funcionário humano pela máquina

Apesar disso, boa parte dos líderes acredita que os robôs são inadequados para lidar com emoção e criatividade.

COMPARTILHAR
TAGS:inteligência artificial, inteligência emocional, robôs, tecnologia, criatividade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Nestlé inaugura nova linha de KitKat em Caçapava com a presença de Geraldo AlckminTecnologia

Gigante da indústria passa a utilizar inteligência artificial para gestão de estoque

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejoGrupo Heineken

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

E-commercePesquisa

Hiperpersonalização e IA influenciam 6 a cada 10 decisões de compras

Varejo inteligente - Retail MediaVarejo e Tecnologia

Tecnologias que estão redefinindo o futuro do varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados