SA+ Ecossistema de Varejo

inteligência artificial inteligência emocional robôs tecnologia criatividade

O que a tecnologia não faz (ainda?)

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2018

Tudo o que está nos desenhos abaixo já é feito por robôs ou, é provável, será feito em breve. Com o avanço das pesquisas, cada vez mais atividades serão incorporadas pela tecnologia, o que vai mudar a vida das pessoas. O trabalho será, sem dúvida, um dos mais impactados (veja matéria nesta edição). As máquinas farão desde uma reposição de gôndola até orientar clientes. Mas, para especialistas, não tomarão o lugar das pessoas tão cedo em áreas associadas à emoção. O ideal, dizem eles, é que a  inteligência artificial e a emocional se completem.

Veja a seguir três situações em que o homem não será substituído:

Empatia
Colocar-se no lugar do outro para entender suas motivações é algo “humano”, que continuará sendo importante nas empresas. Afinal, uma característica marcante da nova economia é o compartilhamento. E sem entender o outro não dá para ter cooperação, o que inibe a troca de ideias e novos questionamentos. É certo que o robô fará com precisão uma série de tarefas, mas não terá aquele olhar crítico que leva a mudanças.

[noticiasRelacionadas]

 

Ousadia
Arriscar-se a fazer algo diferente, a apostar num produto ou negócio em que só você vê potencial e, no final, descobrir que a aposta deu certo. O que muda nessa história, comum a tantos empreendedores do varejo alimentar, é o suporte que a tecnologia poderá dar. Mas empresas e oportunidades continuarão nascendo da cabeça de homens que ousam ao tentar algo novo e, muitas vezes, inusitado. Dificilmente caberá às máquinas o papel do empreendedorismo.

Criatividade
Criar está intrinsicamente ligado à capacidade de ser crítico, de questionar, de se incomodar com a rotina, de tentar buscar algo melhor e mais “funcional”. Por mais que as máquinas aprendam e tragam um amplo portfólio de soluções para as empresas, cabe ao homem combinar tudo isso com sua experiência de vida e com seu conhecimento da empresa e do mercado para ter ideias novas e relevantes para o negócio.

 

Lado a lado com o robô
Pesquisa da Expert Market , especializada em informações para empreendedores, aponta:

  • 70% dos gestores considerariam ter um robô em sua equipe
  • 47% não se sentiriam culpados em substituir um funcionário humano pela máquina

Apesar disso, boa parte dos líderes acredita que os robôs são inadequados para lidar com emoção e criatividade.

COMPARTILHAR
TAGS:inteligência artificial, inteligência emocional, robôs, tecnologia, criatividade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Entenda como a precificação inteligente pode dobrar a margem bruta do seu negócioTecnologia

Entenda como a precificação inteligente pode dobrar a margem bruta

Gigante da indústria de beleza fecha parceria para facilitar as vendas do público B2CTecnologia

Gigante da indústria de beleza fecha parceria para facilitar as vendas para o público B2B

Tecnologias imersivas redefinem experiência de compraVarejo 2025

Tecnologias imersivas redefinem experiência de compra

GCA otimiza operações com inteligência artificial da LEAFIOAutomação no Varejo

GCA otimiza operações com inteligência artificial da LEAFIO

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados