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21/02/2025
Novo líder deve ter foco na entrega de resultados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/08/2020
Com equipes atuando em home office, o feedback se torna ainda mais importante na relação entre gestor e colaborador, como garantia de realização efetiva das funções de cada um. “O novo líder precisa ter um olhar mais atento sobre o processo produtivo dos colaboradores. É preciso se desprender da cobrança voltada ao cumprimento de horários ou mesmo no modo como as atividades são executadas para focar na entrega de resultados; se preocupar menos com a forma com que o funcionário realiza o trabalho e mais com a qualidade do que ele entrega”, explica o consultor empresarial e mentor de negócios Roberto Vilela .
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O especialista lembra: pesquisas recentes já mostram que o trabalho remoto caiu no gosto dos colaboradores e há uma tendência de melhores resultados nessa modalidade de atuação. Uma delas foi feita pela Fundação Getúlio Vargas e constatou que 30% das empresas atuantes no país devem adotar o home office de forma permanente. Entre os fatores estão o fato de que os funcionários se sentem mais seguros e produtivos trabalhando em casa. “Isso não significa, necessariamente, que o trabalho remoto seja o modelo mais indicado para a sua empresa. Ele foi adotado em um momento de necessidade por boa parte das companhias e agora é hora de tirar as lições deste processo. Entender, por exemplo, que é fundamental ter uma rotina de alinhamento com a equipe, criar um canal transparente de comunicação e manter o feedback como prática constante é o primeiro passo para se ter sucesso nessa nova rotina. Essa melhora na produtividade fatalmente foi conquistada devido a uma comunicação assertiva dentro da empresa”, destaca Roberto Vilela.
Autor dos livros "Em Busca do Ritmo Perfeito" e "Caçador de Negócios", Vilela recomenda alguns parâmetros a serem seguidos para que o feedback se torne eficaz. São exemplos: definir as ferramentas de comunicação a serem utilizadas e determinar pequenas reuniões semanais para pontuar as atividades ajudam a moldar a forma de trabalho e estabelecer prazos e metas. “Nada de muitas ferramentas, centralizar os processos em uma única plataforma digital facilita tanto a visualização das tarefas como a mensuração do trabalho entregue. Videoconferências pontuais também ajudam com que as atividades fiquem organizadas e são eficientes na redução do tempo de resposta ao colaborador. Além disso se configuram como positivas na interação entre os participantes, mesmo que à distância”, sugere o consultor empresarial.
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