SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Castelo estreia no segmento de limpeza com a linha Vinabio, distribuída em todo o Brasil

26/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dia Dia% Marcelo Maia Supermercado Liderança Executivo

Novo CEO do Dia aponta oportunidades para a indústria, mas não para suas marcas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/02/2020

Apresentado ontem numa coletiva à imprensa, o novo presidente do Dia Brasil, Marcelo Maia, afirmou que a rede vai trabalhar com “alguns produtos” da indústria tradicional, mas tornará a marca própria a principal base do sortimento –  não apenas mais uma opção de compra.  

Embora não tenha apontado as metas para participação da marca própria nas gôndolas, acenou que pode chegar a 50% e, em algum momento no futuro, a 80% ou 90%, como acontece na Europa.

“Estamos desenvolvendo muitos fornecedores e definindo tudo: da composição do produto à embalagem e à forma de armazenagem.
No 2º semestre, o Dia entra forte com muitos itens reformulados, além de novos produtos”.

O executivo acrescentou que a rede tem hoje um entendimento de quais produtos fazem sentido para cada localidade e quais são os itens mais apropriados para o formato proximidade. Essa inteligência, na opinião dele, melhorará a percepção do brasileiro sobre marca própria, hoje associada à baixa qualidade.

Maia desconversou sobre posicionamento de preço ou se a empresa manterá a estratégia discount ou hard discount. Segundo ele, alguns produtos de marca própria “terão preço mais interessante, outros, maior qualidade”.

O novo presidente também desconversou sobre os resultados da rede (no vermelho até últimos dados divulgados pela matriz). Preferiu não revelar investimentos ou planos de expansão.

No ano passado, 300 filiais foram fechadas, a maioria de franqueados, e 42 abriram as portas: renovadas ou inauguradas. “São lojas-teste de diferentes modelos: maiores, mais sofisticadas, mais simples. Ainda não rodaram o suficiente para  tirarmos conclusões”, destacou.

Franquias não serão excluídas da operação

Das 900 unidades hoje em atividade, 350 são franqueadas e 550 são da própria bandeira Dia. Isso não significa, segundo Maia, que a empresa pretende eliminar as franquias. “As duas operações têm prós e contras e a questão é extrair o melhor de cada uma”, defendeu “Vamos continuar casados com a franquia”. Maia já atuou como CEO da Associação Brasileira de Franchinsig.

Paraibano, o novo presidente do Dia foi um dos donos das Lojas Maia, vendidas ao Magazine Luiza em 2010. Eram 150 unidades em nove Estados do Nordeste. Por três anos, atuou no próprio Magazine para fazer a integração das empresas e, entre 2015 e 2017, foi o responsável pela Secretaria Nacional de Comércio e Serviço do Governo Federal.

Fez mestrado em varejo na London Business School, quando se aproximou do fundo de investimentos Letter One, atual dono do grupo Dia, com 69% de participação.

Trabalhou como Control Advisor do Dia, até ser escolhido como novo presidente, em substituição ao croata Marin Dokozic, cuja transitoriedade no cargo já estava definida.

Ao que tudo indica, a rede queria um executivo brasileiro (conhecedor do mercado local), experiente no varejo e na Região Nordeste.

COMPARTILHAR
TAGS:Dia, Dia%, Marcelo Maia, Supermercado, Liderança, Executivo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Liderança humanizada pode ser uma das respostas para a queda nas taxas de evasãoRH

Liderança humanizada pode ser uma das respostas para a queda nas taxas de evasão

Supermercado Santa HelenaSolidariedade

Como a história comovente de um cliente do Supermercado Santa Helena foi parar no Instagram de Luciano Huck

Tere FrutasExpansão

Terê Frutas inaugura uma nova loja no RJ

Empório BahamasInauguração

Bahamas reforça sua posição no segmento premium

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados