23/06/2025
Varejo alimentar puxa alta nas vendas do Dia dos Namorados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/06/2025

Foto: Adobe Stock
O segmento de super e hipermercados liderou o crescimento das vendas na semana do Dia dos Namorados, com alta de 8,4% em relação ao mesmo período de 2024, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento considerou o desempenho do varejo entre os dias 6 e 12 de junho.
Considerando todos os setores do varejo, as vendas cresceram 4,9%. O comércio presencial teve aumento de 4,6% no faturamento, enquanto o e-commerce registrou alta de 7,1%.
Além dos supermercados, os maiores crescimentos foram observados nos setores de drogarias e farmácias (7,4%), vestuário e artigos esportivos (6,3%), turismo e transporte (5,2%), óticas e joalherias (4,1%), varejo alimentício especializado (2,2%) e cosméticos e higiene pessoal (1,1%).
O setor de alimentação fora do lar, que inclui bares e restaurantes, teve queda de 1,4%, algo que fortalece a tendência de consumo dentro do lar, com muitos casais optando por um jatar em casa ao invés de visitar um restaurante. Por isso, o varejo alimentar precisa estar atento e oferecer opções de pratos prontos para a comemoração e promoções em itens típicos para aproveitar a evolução dos hábitos de consumo.
No recorte regional do varejo físico, o Norte liderou o crescimento, com alta de 5,8%. Em seguida aparecem Sudeste (4,8%), Sul (4,7%), Nordeste (3,9%) e Centro-Oeste (3,4%). Todas as unidades federativas registraram aumento nas vendas presenciais. O Amazonas teve o maior avanço (7,3%), seguido por Paraná (5,8%), São Paulo (5,2%), Ceará (5,1%), Santa Catarina (4,7%) e Rio de Janeiro (4,2%).
Notícias relacionadas

Datas sazonais são decisivas para vendas de alimentos e bebidas no e-commerce

Supermercados ampliam presença digital e buscam soluções para experiência e logística

Entenda como tendências de consumo global impactam o varejo brasileiro
