SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por saudabilidade abre espaço para novas categorias nos supermercados

20/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Natal Festas Datas Comemorativas Vendas Crescimento Carnes

Natal: saiba o que esperar das vendas de produtos típicos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/10/2019

Veja o que empresas e entidades de classe esperam em relação à venda de produtos tipicos do período e conheça alguns lançamentos que poderão ajudá-lo a vender mais.

[noticiasRelacionadas]

Bebidas

Fabricantes de bebidas como vinhos, sidras e espumantes estão entre os mais otimistas em relação às vendas do período. Um dos motivos é o apelo emocional da data. “O momento político e econômico ainda gera incertezas na população, que segue cautelosa em relação ao consumo. Mas o Natal e o réveillon são momentos de presentear e renovar as esperanças. Por isso, acreditamos num aumento de vendas”, afirma Liza Rivatto Schefer, gerente de marketing da Zanlorenzi . A empresa aposta no lançamento de uma linha de vinhos finos de origem portuguesa, chamada de Galo Lusitano, e no espumante Lunar Moscatel.

Também com boas perspectivas para este ano, a Salton focará os vinhos exclusivos da Adega da Enoteca da Família Salton e dois lançamentos rosés que visam também ao verão. Já a Cereser , que tem uma extensa linha de sidras para o período, está comercializando a marca Spritz, uma das novidades da data. Trata-se de um coquetel apreciado na Europa e que pode ser consumido com gelo e rodelas de laranja.

50% da receita da fabricante Salton no ano vem do período de Festas.

Panetones

Lançamentos são a principal aposta dos fabricantes desse segmento. Confira algumas novidades:

SANTA EDWIGES
A empresa está lançando três panetones: um gourmet de frutas especiais, com sachê de açúcar de confeiteiro para decoração; um com chocolate belga; e outro da marca Vicenza, com embalagem flexível e alça, tipo sacola. Somam-se a eles latas especiais, mudanças nas embalagens e kits natalinos para presentear, que já fazem parte da linha

VILLAGE
A indústria terá lançamentos no segmento infantil, com o desenho Masha e o Urso, além de embalagens de diferentes tamanhos

ARCOR
O panetone de Alfajor é a novidade para este Natal da companhia, que já tem em seu portfólio versões como petit gateau, paçoca e trufado, entre outros

PANCO
A fabricante coloca no mercado o panetone de caramelo salgado com gotas de chocolate e zero açúcar

40% da receita da Village no ano vem do Natal

15% expectativa de alta no mercado de panetones em 2019, conforme a Santa Edwiges

10% a 15% expectativa de alta nas vendas de vinhos, sidras e espumantes, segundo fornecedores

Variação dos preços
O consultor de varejo Marco Quintarelli acredita que o preço da maioria dos produtos típicos estará mais alto.

“Quanto à carne suína, os preços também estarão mais salgados. Tanto que os próprios varejistas estão deixando para comprar mais perto da data e na quantidade que corresponde à demanda”

Perus e aves natalinas em torno de 5% mais caros

Panetone 5% a 6% acima do ano passado

Bacalhau entre 10% e 15%

Carnes

Na varejista, o mais vendido é o Gadus Morhua. Também está se destacando em vendas o lombo de bacalhau já dessalgado. Segundo Sergio Leite, diretor comercial, o produto puxa vendas de azeites, cujo consumo sobe 35%.

Bacalhau
expectativa de alta de bacalhau na rede Mundial (RJ)

Aves natalinas

2 vezes frequência de compra no Natal

1,5 milhão de famílias consumiram esses produtos em 2018, o que representou 2,8% dos lares

Carne Suína

1 vez: frequência de compra no Natal

A Marfrig espera aumento de vendas de cortes para churrasco neste Natal. A companhia recomenda acompanhar o estoque diariamente para evitar ruptura no período.

Complementos

Alimentos como farofa, batata palha, temperos e a tradicional lentilha também costumam registrar expressiva procura no período de Festas de fim de ano. Mais uma vez, a fabricante Yoki está otimista para a data sazonal. Nesse período, a empresa apresentará sua nova campanha: “Yoki, fica gostoso juntar” – criada pela FCB Brasil.  O objetivo é retratar momentos de conexões dos brasileiros com alimentos. Em todo o País, a marca trabalhará ativações de seus produtos em diferentes canais. A Yoki promete disponibilizar ao varejo um enxoval de materiais que reforçarão o conceito da campanha. Haverá, ainda, ações direcionadas para a exposição em pontos extras, um dos pilares das marcas da empresa. No sentido de garantir a execução, a equipe de promotores terá o reforço de profissionais externos. Para  Kitano , a empresa preparou uma campanha específica, com o mote: “Vamos Temperar de Verdade?”. A ideia é mostrar o protagonismo dos temperos na gastronomia cotidiana e estimular a criatividade utilizando os produtos de seu portfólio, além de reforçar atributos de pureza e naturalidade das ervas e especiarias. Estão previstas peças de publicidade em TV, rádio, canais digitais e ainda novos materiais de ponto de venda.

Confira dicas da Yoki para elevar as vendas no seu supermercado:

- Priorize exposição de marcas que são sinônimos das categorias, pois isso ajuda o shopper a encontrar mais rapidamente o que está buscando e eleva o giro na gôndola

-  Adicione à jornada de compra do shopper ferramentas que facilitem sua experiência na loja, como exposição de itens complementares em cross merchandising. Por exemplo: farofas próximas ao setor de açougue

- Na preparação para o período sazonal,  é importante verificar o histórico da data para entender quais foram os produtos mais vendidos, quais categorias tiveram incremento de vendas e quais produtos responderam melhor a ações como pontos extras e exposição junto aos checkouts 

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn        ,        Instagram        e        Facebook        !

COMPARTILHAR
TAGS:Natal, Festas, Datas Comemorativas, Vendas, Crescimento, Carnes, Panetones, Bebidas, Bebidas Alcoólicas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Suplementos no supermercadoOportunidades de Crescimento

Busca por saudabilidade abre espaço para novas categorias nos supermercados

Imagem do editorCrescimento

Bistek acelera expansão no RS e planeja nova unidade em Tramandaí

Alta nas vendas e melhora no consumo impulsionam expansão de supermercados no RNCrescimento

Alta nas vendas e melhora no consumo impulsionam expansão de supermercados no RN

Adobe StockCrescimento

Rede Hipervalor espera alcançar faturamento recorde com expansão de lojas e tecnologia

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados