SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gustavo Sette Generations Papel dos Fundadores Sucessão Familiar

Nas empresas familiares, experiência dos fundadores é fundamental neste momento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/05/2020

Fundador da Generations , consultoria para empresas familiares pequenas e médias, com foco em planejamento sucessório, planejamento estratégico, governança e mentoria para sucessores, Gustavo Sette analisa que esses negócios estão em meio a cinco crises simultâneas e imprevistas: de saúde, da economia, de confiança, o risco Brasil e a quinta crise que, nas palavras do especialista, tem relação com o conjunto adicional de desafios para as empresas familiares, graças à sua mistura única de sistemas complexos: família, negócios, capital, patrimônio e emoções.  

[noticiasRelacionadas]

Alinhamento entre as gerações é algo fundamental neste momento. E o papel dos membros mais velhos das famílias empresárias neste momento tão complexo, é de altíssima importância.  

"A família empresária precisa mais do que nunca de resiliência, e essa é a maior contribuição que os fundadores podem trazer", resume Gustavo Sette. "Pense nas pressões emocionais sobre os sucessores: ninguém quer ser a geração que fracassou. Um sucessor pode estar muito bem preparado, ter estudado em boas escolas e atingido ótimos resultados, mas na hora de uma crise, o medo e a ansiedade eclipsam o cenário, podendo levar à destruição do negócio", explica Sette.

"Fundadores devem trazer suas histórias de superação de outras crises e das dificuldades iniciais de quando a empresa foi criada. Devem apoiar os sucessores, reforçar a união da família e trazer o combustível que a família mais precisa diante de uma crise: coragem, perseverança, senso de propósito, orgulho e união. O fundador também é vital para negociar e legitimar com a família eventuais sacrifícios que a crise os impõe, como demitir pessoas, frear investimentos e cancelar a retirada de dividendos", recomenda o fundador da consultoria Generations.

Na próxima semana, o portal SA Varejo trará novas contribuições de Gustavo Sette detalhando os desafios da cinco crises simultâneas e o papel da geração mais experiente no enfrentamento deste momento desafiador.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:           LinkedIn          ,          Instagram          e          Facebook          !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Gustavo Sette, Generations, Papel dos Fundadores, Sucessão Familiar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Coop reinaugura hipermercado com foco em inovação e atendimento em SJCCoop São José dos Campos

Coop reinaugura hipermercado com foco em inovação e atendimento em SJC

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de anoCompras de Fim de Ano

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

Pai - Adobe StockScanntech

Dia dos Pais pode superar o faturamento do Dia das Mães

Adobe Stockempresas familiares

Especialistas indicam o processo ideal de sucessão

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados