ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24/09/2025
Não cometa este erro no e-commerce da sua empresa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/02/2019
O varejo eletrônico apresenta forte crescimento no Brasil. Mas para obter destaque em um segmento de concorrência crescente, o seu e-commerce precisa evitar um erro básico e ainda muito comum: a falta de conteúdo nas páginas de produtos online.
Dados divulgados pela Lett , empresa especialista em Trade Marketing Digital, com base no estudo do Ecommerce Quality Index (EQI), mostram que a experiência de compra do consumidor brasileiro está sendo prejudicada pela falta de conteúdo nas páginas de produtos online.
[noticiasRelacionadas]
Pesquisa desenvolvida para medir a qualidade do e-commerce nacional, o EQI analisou 2 milhões de páginas de produtos online e percebeu que muitas lojas virtuais falham ao não descrever de maneira completa as mercadorias vendidas. Essa falta de conteúdo sobre o produto dificulta a decisão do shopper e é considerada o grande vilão do mercado eletrônico brasileiro.
O estudo analisou as descrições consideradas básicas e também as completas. As básicas possuem pelo menos 350 caracteres e, apesar de importantes para a decisão de compra, apenas 71% dos varejos analisados pelo EQI passaram pelos critérios de avaliação. As categorias de Alimentos, Saúde e Agronegócio são os setores que menos investem nesse tipo de conteúdo, segundo a pesquisa. De acordo com a Lett, a correta descrição básica do produto ajuda a loja online, por exemplo, a reduzir trocas de produtos, evitar devoluções das mercadorias e minimizar reclamações sobre a marca.
Quando o estudo analisou as descrições completas dos sites de e-commerces, o cenário observado foi ainda pior: apenas 40% preenchiam todos os requisitos. Esse tipo de conteúdo exige um detalhamento técnico em torno de 900 caracteres. As categorias de Moda, Acessórios Automotivos e Esporte e Lazer foram os melhores segmentos na análise.
O que fazer
Rodrigo Carvalho, COO da Lett, dá algumas orientações para melhorar a descrição dos produtos vendidos via e-commerce: “No digital, a informação é fundamental para o aumento das vendas e melhor experiência de compra online. Por isso, é essencial que marcas e varejistas invistam em descrições de qualidade. O ideal é ter todas as características técnicas do produto, bem como seus benefícios e destaques no mercado. Na descrição, você também pode usar recursos visuais como imagens, lâminas HTML e vídeos. No mercado de eletrônicos, essa é uma estratégia muito eficaz, pois amplia a visão do consumidor sobre o produto ”, orienta Rodrigo.
Clique aqui para conferir o conteúdo completo da pesquisa.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

Efeito Ozempic: usuários do medicamento reduzem compra de alimentos saudáveis e aumentam indulgência
