Não cometa este erro no e-commerce da sua empresa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/02/2019
O varejo eletrônico apresenta forte crescimento no Brasil. Mas para obter destaque em um segmento de concorrência crescente, o seu e-commerce precisa evitar um erro básico e ainda muito comum: a falta de conteúdo nas páginas de produtos online.
Dados divulgados pela Lett , empresa especialista em Trade Marketing Digital, com base no estudo do Ecommerce Quality Index (EQI), mostram que a experiência de compra do consumidor brasileiro está sendo prejudicada pela falta de conteúdo nas páginas de produtos online.
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Pesquisa desenvolvida para medir a qualidade do e-commerce nacional, o EQI analisou 2 milhões de páginas de produtos online e percebeu que muitas lojas virtuais falham ao não descrever de maneira completa as mercadorias vendidas. Essa falta de conteúdo sobre o produto dificulta a decisão do shopper e é considerada o grande vilão do mercado eletrônico brasileiro.
O estudo analisou as descrições consideradas básicas e também as completas. As básicas possuem pelo menos 350 caracteres e, apesar de importantes para a decisão de compra, apenas 71% dos varejos analisados pelo EQI passaram pelos critérios de avaliação. As categorias de Alimentos, Saúde e Agronegócio são os setores que menos investem nesse tipo de conteúdo, segundo a pesquisa. De acordo com a Lett, a correta descrição básica do produto ajuda a loja online, por exemplo, a reduzir trocas de produtos, evitar devoluções das mercadorias e minimizar reclamações sobre a marca.
Quando o estudo analisou as descrições completas dos sites de e-commerces, o cenário observado foi ainda pior: apenas 40% preenchiam todos os requisitos. Esse tipo de conteúdo exige um detalhamento técnico em torno de 900 caracteres. As categorias de Moda, Acessórios Automotivos e Esporte e Lazer foram os melhores segmentos na análise.
O que fazer
Rodrigo Carvalho, COO da Lett, dá algumas orientações para melhorar a descrição dos produtos vendidos via e-commerce: “No digital, a informação é fundamental para o aumento das vendas e melhor experiência de compra online. Por isso, é essencial que marcas e varejistas invistam em descrições de qualidade. O ideal é ter todas as características técnicas do produto, bem como seus benefícios e destaques no mercado. Na descrição, você também pode usar recursos visuais como imagens, lâminas HTML e vídeos. No mercado de eletrônicos, essa é uma estratégia muito eficaz, pois amplia a visão do consumidor sobre o produto ”, orienta Rodrigo.
Clique aqui para conferir o conteúdo completo da pesquisa.
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