SA+ Ecossistema de Varejo

Ecommerce Varejo Eletrônico Comércio Online Lett

Não cometa este erro no e-commerce da sua empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/02/2019

O varejo eletrônico apresenta forte crescimento no Brasil. Mas para obter destaque em um segmento de concorrência crescente, o seu e-commerce precisa evitar um erro básico e ainda muito comum: a falta de conteúdo nas páginas de produtos online.

 

Dados divulgados pela Lett , empresa especialista em Trade Marketing Digital, com base no estudo do Ecommerce Quality Index  (EQI), mostram que a experiência de compra do consumidor brasileiro está sendo prejudicada pela falta de conteúdo nas páginas de produtos online.

[noticiasRelacionadas]

 

Pesquisa desenvolvida para medir a qualidade do e-commerce nacional, o EQI analisou 2 milhões de páginas de produtos online e percebeu que muitas lojas virtuais falham ao não descrever de maneira completa as mercadorias vendidas. Essa falta de conteúdo sobre o produto dificulta a decisão do shopper e é considerada o grande vilão do mercado eletrônico brasileiro.

 

O estudo analisou as descrições consideradas básicas e também as completas. As básicas possuem pelo menos 350 caracteres e, apesar de importantes para a decisão de compra, apenas 71% dos varejos analisados pelo EQI passaram pelos critérios de avaliação. As categorias de Alimentos, Saúde e Agronegócio são os setores que menos investem nesse tipo de conteúdo, segundo a pesquisa. De acordo com a Lett, a correta descrição básica do produto ajuda a loja online, por exemplo, a reduzir trocas de produtos, evitar devoluções das mercadorias e minimizar reclamações sobre a marca.

Quando o estudo analisou as descrições completas dos sites de e-commerces, o cenário observado foi ainda pior: apenas 40% preenchiam todos os requisitos. Esse tipo de conteúdo exige um detalhamento técnico em torno de 900 caracteres. As categorias de Moda, Acessórios Automotivos e Esporte e Lazer foram os melhores segmentos na análise.

 

O que fazer

Rodrigo Carvalho, COO da Lett, dá algumas orientações para melhorar a descrição dos produtos vendidos via e-commerce: “No digital, a informação é fundamental para o aumento das vendas e melhor experiência de compra online. Por isso, é essencial que marcas e varejistas invistam em descrições de qualidade. O ideal é ter todas as características técnicas do produto, bem como seus benefícios e destaques no mercado. Na descrição, você também pode usar recursos visuais como imagens, lâminas HTML e vídeos. No mercado de eletrônicos, essa é uma estratégia muito eficaz, pois amplia a visão do consumidor sobre o produto ”, orienta Rodrigo.

Clique aqui para conferir o conteúdo completo da pesquisa. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Ecommerce, Varejo Eletrônico, Comércio Online, Lett
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadoraIquegami Supermercados

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadora

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejoSustentabilidade no Varejo

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejo

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSupermercados 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Mix Mateus - Corredor - Retail MediaPesquisa

Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados