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21/02/2025
Na Danone “unificada”, shopper vai ser olhado de forma única, beneficiando o varejo alimentar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/02/2022
Foto: Divulgação
A Danone já anunciou que, a partir de uma reestruturação global, está unificando todas as suas unidades, o que levará a uma expansão dos negócios em diferentes canais de varejo, resultando num crescimento de 5% a 10% no Brasil. Mas como essa mudança impacta, na prática, o varejo alimentar?
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Nessa resposta, o primeiro aspecto a ser considerado é a existência de sinergias internas, que, ao serem integradas, deverão resultar em maior eficiência e oportunidades, especialmente para o autosserviço de alimentos. Um exemplo são as áreas de nutrição e lácteos.
Esta última já está estabelecida em um grande número de lojas do alimentar, enquanto a primeira é mais desenvolvida no canal farma. Existe, portanto, um bom potencial de aumento de distribuição para os produtos de nutrição no varejo de alimentos.
Capilaridade e time de vendas
Para se ter uma ideia, hoje são atendidos pela Danone 65 mil farmácias, contra 80 mil estabelecimentos do canal alimentar. Do lado do varejista, poder trabalhar com mais itens da companhia pode resultar em alta do tíquete médio devido a um sortimento mais completo para os diversos públicos e em produtos de maior valor agregado nas gôndolas.
Um desses itens é o Aptanutri, lançado em setembro de 2020 para crianças acima de um ano, e que foi o primeiro do segmento de fórmula infantil com possibilidade de comunicação e ativações para o consumidor. “Para o canal alimentar, produtos como esse são uma excelente oportunidade”, afirma Michelle Douek Malerman, gerente de desenvolvimento de categorias e shopper insights da Danone.
Outra vantagem, lembra a executiva, é que o time de vendas da empresa, que já atende o varejo, será responsável pela comercialização do portfólio integrado a partir deste mês de fevereiro. Para isso, a companhia vem focando treinamentos para a equipe e redimensionando as carteiras para garantir a qualidade do atendimento aos clientes.
Foto: Divulgação
Ativações integradas de portfólio
Realizar ativações no varejo cruzando o mix de produtos da empresa é mais uma frente de desenvolvimento que se abre. “A unificação permite, por exemplo, um trabalho conjunto para Danoninho, Aptanutri e a água Bonafont Kids, apresentando uma solução para as crianças e ajudando a aumentar a cesta de compras”, exemplifica Michelle.
Ainda no que se refere a sinergias que deverão favorecer o varejo, está a expertise da área de nutrição no digital, que poderá contribuir para o desenvolvimento ainda maior do canal na companhia como um todo e para a ampliação dos negócios no e-commerce do varejo. “A unidade de nutrição está bem avançada no e-business, com as vendas crescendo excepcionalmente”, ressalta a gerente de desenvolvimento de categorias da Danone.
Um exemplo vem da linha Milnutri. Foram desenvolvidos nos principais varejistas, a partir da jornada de compras do shopper, vitrines de conteúdos com o objetivo de atrair e envolver os consumidores. Entre as ferramentas utilizadas, encontra-se a inteligência de SEO (técnicas voltadas à busca) conectada a tags programadas que otimizam as pesquisas orgânicas no Google. Com isso, a empresa obteve 828% a mais de visitas orgânicas vindas de mecanismos de busca. O tempo de permanência na página do produto subiu 252% e a taxa de conversão cresceu, atingindo um aumento de 60% nas vendas.
Outra experiência digital importante se refere ao Portal de Gerenciamento de Categorias da Danone, que auxilia o varejista na implementação da técnica de GC. Tanto a área de lácteos quanto a de nutrição contavam com essa iniciativa. Agora, a ideia é unificar os portais, agregando também as demais áreas, ainda no primeiro semestre de 2022.
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