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(0 Avaliações)Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br - 18/10/2021
Conceito trazido por empresa holandesa prevê benefícios para o shopper e também para a sociedade. Conheça também outras duas plataformas que ajudam o setor a fidelizar clientes
Foto: Divulgação
MUFFATO LEALDADE COM PROPÓSITO
Programas de lealdade bem-sucedidos são sempre alvo de inovação. A rede paranaense Muffato, que tem há cerca de cinco anos o ClubeFato, lançou agora uma campanha diferente para seus clientes que envolve prêmios e solidariedade (na prática). O conceito, trazido pela empresa holandesa L – founders of loyalty, especializada em soluções de fidelidade para o varejo, prevê benefícios para o shopper e também para a sociedade: grupos carentes, causas ambientais ou de estímulo a hábitos saudáveis. Os prêmios são sempre produtos aspiracionais, exclusivos e de alta qualidade. Já as contribuições para a coletividade não exigem doação do shopper, mas entram como benefício extra, ao aderir à campanha.
A economista Beatriz Ramos comanda a operação latino- americana da empresa desde fevereiro, quando entrou no Brasil com campanhas de selos colecionáveis similares aos introduzidos por ela no País há alguns anos. Porém com nova pegada: a da responsabilidade social e ecológica. “O dinheiro do consumidor dá acesso a algo caro e ajuda quem precisa. Já para o varejista, a campanha conquista a preferência do shopper e o respeito solidário”, diz.
Como funciona
A rede Muffato é a primeira a lançar o conceito no País. Sua campanha foi iniciada em 6 de setembro e vai até 26 de dezembro envolvendo os 49 supermercados. Dirigida aos clientes do programa ClubeFato, garante um selinho a cada R$ 20 em compras. Ao preencher cartelas com determinado número de selos, o consumidor contribui para a distribuição de 100 toneladas de alimentos a instituições filantrópicas e ONGs, além de conseguir descontos de até 98% sobre utensílios como facas de aço japonês e tábuas de descongelar carne , todos da marca suíça SIGG.
Para adquirir a Faca do Chef, com valor estimado de R$ 399,99, são necessários 100 selinhos de desconto e o pagamento de apenas R$ 4,99. Ou 35 selinhos e pagamento de R$ 59,99. Um bloco magnético para as facas, cujo valor é de R$ 499,99, requer 35 selinhos de desconto e o pagamento de R$ 69,99.
Pontos para quem bebe água
Com presença em todos os continentes, a L – founders of loyalty desenvolve campanhas com as mais diferentes causas. Uma das novidades da empresa é uma garrafa com inteligência artificial que busca estimular o consumo regular de água. Ela monitora os goles e sincroniza os dados com a plataforma de pontos de um app. O sistema aponta quantos pontos foram acumulados com a ingestão de litros de água e metas diárias.
Conheça outras duas plataformas que ajudam redes a fidelizar clientes
GS CIÊNCIA DO CONSUMO: CRM ZOOMBOX
A plataforma é integrada a frentes de caixa, totens colocados perto dos PDVs, site da loja, hotsites criados especialmente para promoções, e ao app mobile Zoombox.
Exemplo de resultados Jaú Serve Supermercados aumentou em 43% o gasto médio dos clientes fidelizados
Diferenciais
Permite que o varejista crie um aplicativo do seu negócio para celulares e tablets, Android ou iOS. Com o mesmo cadastro, o shopper acessa ofertas exclusivas para o seu CPF, recebe conteúdo e tem acesso ao e-commerce da empresa. Nuvem de dados de 26 milhões de shoppers em todo o Brasil.
Benefícios
1º Segmenta dados, com perfil do cliente, dos carrinhos de compra, tendências de comportamento e identificação de oportunidades de negócio
2º Tem inteligência analítica que gera dados de preferências por grupos de consumidores
3º Gera gráficos de fácil leitura
4º Cria um plano de aumento de faturamento para cada cliente, estabelecendo metas em cada etapa do plano.
5º Oferece várias versões da plataforma com mais ou menos funcionalidades, de acordo com a necessidade de cada varejista
Número atual de clientes 300 varejistas em todo o Brasil
IZIO: SOLUÇÃO DE CRM
Sistema coleta os dados da frente de caixa e do ERP, basicamente as informações de sell out, sell in e hierarquia mercadológica para acionar as recomendações por categorias.
Exemplo de resultados O Andorinha Hiper Center elevou o engajamento dos clientes de 38% para 69%
Diferencial
Tem um sistema chamado Omnisense, conectado ao SEFAZ, que captura dados externos. Com esse sistema, o varejo pode entender melhor o seu posicionamento em relação aos concorrentes. O sistema está em operação no Estado de São Paulo
Benefícios
1º Análise de cadastramento por loja, vendas identificadas, perfil dos clientes, segmentação automática de clientes e recomendação de ofertas
2º Inteligência artificial entrega relatórios “pensadores” que facilitam e agilizam as decisões
3º Sistema proprietário, que permite a rápida criação e implantação de novas funcionalidades
4º Cria alavancas de vendas e incentivo para o CRM. São várias plataformas: número da sorte, selos digitais colecionáveis, preço personalizado, cashback Izio
5º É modular. O varejista pode comprar a solução CRM completa ou apenas o módulo de alavancas de vendas.
Retorno do investimento Em média, o retorno se dá de seis meses a 12 meses
Número atual de clientes: 80
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