ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/07/2025
Estudo aponta aumento de 5,5% nas refeições dentro do lar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/07/2025

Foto: Adobe Stock
No 1º trimestre deste ano, as refeições dentro do lar cresceram 5,5% em comparação ao mesmo período de 2024, enquanto o consumo fora de casa recuou 1,9%.
Os dados são da Worldpanel by Numerator, e indicam que o crescimento é ainda mais significativo entre a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), que aumetou em 7,1% o consumo de alimentos e bebidas em casa, com destaque para os lanches e a maior frequência semanal desses momentos.
As classes sociais também demonstram mudanças no padrão de consumo. Enquanto A e B elevaram a presença de itens tradicionais como arroz, feijão e carnes, as classes D e E reduziram o consumo de alimentos com maior teor de gordura, como queijos, ovos e refrigerantes.
Essa alteração estaria associada à queda nos preços de algumas commodities e à redistribuição dos gastos com outras categorias de produtos.
O estudo ainda apontou mudanças no comportamento relacionadas à percepção de alimentação saudável. O envelhecimento da população e a busca por rotinas mais práticas impulsionam o uso de métodos de preparo como grelhados, fornos e fritadeiras elétricas. Ao mesmo tempo, o consumo de bebidas alcoólicas em casa segue em declínio, tanto entre jovens quanto entre adultos e idosos.
Para Renan Cavallieri, gerente sênior de Soluções Avançadas e Painel de Uso da Worldpanel by Numerator, os dados reforçam a necessidade de adaptação por parte das marcas.
“Entender essas transformações é essencial para as marcas que desejam se manter competitivas. Estar um passo à frente exige cada vez mais dados acionáveis, leitura constante do consumidor e agilidade para adaptar produtos, canais e narrativas às novas demandas”, afirmou.
Notícias relacionadas

Compras mais estratégicas reduzem expansão de marcas nos lares

Alimentos mantêm ritmo de lançamentos e sustentam alta da atividade industrial

Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho
