SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto do Grupo DMA adiciona valor à categoria de saudáveis no varejo

23/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Poder de Compra Favelas Comunidades Instituto Locomotiva Data Favela

Moradores de favelas somam quase R$ 120 bilhões em poder de compra

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/01/2020

As comunidades brasileiras reúnem um total de 13,6 milhões de moradores, um público com R$ 119,8 bilhões disponíveis para consumo a cada ano. Os dados são da pesquisa "Economia das Favelas", realizada em conjunto pelos institutos Data Favela e Locomotiva. 

[noticiasRelacionadas]

Das 2.670 pessoas entrevistadas no mês de dezembro em 116 cidades brasileiras, 71% declaram ter renda de trabalho formal ou informal. Seguro-desemprego é recebido, atualmente, por 40% desse público, enquanto 24% é o percentual de inscritos no Bolsa Família. Já 15% da população moradora de favelas sobrevive com aposentadoria ou pensão.

Na avaliação de Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, grandes empresas ainda subestimam o potencial desse público, composto por pessoas com poder de compra, conectadas à internet e bancarizadas. “Vemos empresas expandindo para cidades de 7 mil habitantes antes de se apropriar das favelas, que têm mais consumidores”, lembrou Meirelles, em entrevista ao jornal Valor Econômico. “Entender as favelas como território aberto ao consumo pode ser um atalho para expansão das empresas brasileiras”, completou o especialista.

Quem já chega até esse público tem percebido o poder de consumo. Durante os 30 dias anteriores à pesquisa, seis em cada dez entrevistados havia utilizado apps de transporte solicitados pelo celular, 43% acessaram conteúdos pagos na internet via mobile e 33% solicitaram refeições por meio de aplicativos.

Para os próximos 12 meses, algumas das metas de compra de muitos moradores de comunidades são: carro (29%), eletrodomésticos (24%), móveis (23%), moto (17%), smart TV (14%), notebok (14%) e smartphone (12%).  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                       LinkedIn                      ,                      Instagram                      e                      Facebook                      !

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Poder de Compra, Favelas, Comunidades, Instituto Locomotiva, Data Favela
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Alimentos e bebidas se consolidam entre as categorias mais compradas no e-commerceConsumo

Datas sazonais são decisivas para vendas de alimentos e bebidas no e-commerce

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe StockMAIO-2025: SA+ Especial Fornecedores 2025

Entenda como tendências de consumo global impactam o varejo brasileiro

Adobe StockConsumo

Varejo alimentar cresce 9,7% em valor até maio de 2025

Fort Atacadista - Novo HamburgoConsumo

Atacarejos podem deter 29% das ofertas do varejo alimentar em 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados