SA+ Ecossistema de Varejo

Minimercados Marcearias Atacarejos Pequenos varejistas

Minimercados ampliam diferenciais para reforçar posicionamento de conveniência

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023


Foto: Adobe Stock

Com o cenário de crescimento de redes atacadistas pelo Brasil, mercearias e mercados de bairro veem a necessidade de renovar e investir em estratégias para entrar no cenário competitivo de preços oferecidos pelos atacarejos, já que não podem rebater nesse quesito. 

[noticiasRelacionadas]

Algumas das ações adotadas entre as lojas de bairro para trazer diferenciais foi disponibilizar novos serviços e um atendimento mais personalizado como, por exemplo, por meio de compras via WhatsApp. Outra estratégia é o delivery, que em grandes redes pode demorar horas para chegar, enquanto nos comércios menores pode ser mais rápido. 

Segundo Márcia Kunagawa, dona de um mercado em São Paulo, no bairro Jabaquara, em entrevista para a CBN, seus clientes são fiéis a ponto de que os atendentes sabem quais são as marcas favoritas dos consumidores. Márcia ainda ressalta que os clientes optam pelo seu comércio por ser mais próximo e por não terem que atravessar um estacionamento de 1 Km para chegar à loja.

Já Andressia Porto, dona de um “verdurão” em Brasília, no bairro Asa Norte – estado onde a expansão de atacarejos alcançou um crescimento de 18% – a estratégia foi modernizar a loja com mais de 20 anos. Assim, também passaram a oferecer compras pelo WhatsApp, além de marmitas e comidas prontas. 

Andressia ainda pontua que tem um açougue de produção pequena, mas que consegue atender todas as necessidades de seus clientes com os produtos convencionais e alguns mais especiais como veganos e peixes congelados. Para ela, esta variedade e compromisso com os clientes é o que faz com que seu comércio sobreviva.

Dessa forma, apesar do crescimento das grandes redes, as pequenas estão conseguindo acompanhar em ritmo semelhante, conquistando clientes por meio de serviços como a entrega em domicílio e ampliando um pouco seu mix de produtos.

Além disso, com a inflação mais baixa e a perspectiva de queda nos juros neste 2º semestre, é esperado que o consumo tenha um aumento, algo que impulsiona um cenário ainda mais otimista para o setor

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn,    Instagram    e   Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Minimercados, Marcearias, Atacarejos, Pequenos varejistas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - AtacarejoPesquisa

Mesmas lojas contribuem com 33% do crescimento dos atacarejos no 3º tri

Minha QuitandinhaTecnologia

Minha Quitandinha espera faturar R$ 3 milhões com inovação no sistema de pagamentos

Espaço bem-estar VerdemarVerdemar

Mineira Verdemar adota programa para identificar novos fornecedores de alimentos

Adobe Stock - AtacarejoPesquisa

Atacarejos apresentam alta de 13% nas vendas em valor

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados