Na busca pelo protagonismo, minimercados estão se consolidando como um dos motores do varejoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A força do cross merchandising para aumentar as vendas de puericultura leve nos supermercados

12/09/2025

NEWSLETTER

Na busca pelo protagonismo, minimercados estão se consolidando como um dos motores do varejoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Lojas de Proximidade Minimercados

Na busca pelo protagonismo, minimercados estão se consolidando como um dos motores do varejo

POR Barbara Fernandes

EM 12/09/2025

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock


A ascensão dos minimercados no Brasil ganhou novos patamares em 2025. Dados do Sebrae apontam que, somente no 1º semestre, foram abertos mais de 29.000 estabelecimentos do tipo, o que equivale a 162 registros de CNPJs por dia, ou quase 7 novos negócios por hora. No total, o país já soma cerca de 416 mil unidades, consolidando esse modelo como um dos segmentos de varejo que mais crescem no país.

 

A mudança de hábito do consumidor ajuda a explicar esse avanço. Segundo a NielsenIQ, os brasileiros frequentam pequenos mercados e varejos de bairro em média 74 vezes por ano, contra apenas 16 visitas anuais aos supermercados. A praticidade, proximidade e rapidez têm feito diferença na decisão de consumo.

 

Grandes grupos do setor também acompanham essa tendência. No 2º trimestre de 2025, o GPA inaugurou 9 unidades, sendo 5 do Minuto Pão de Açúcar e 3 do Mini Extra. Já o Oxxo encerrou o 1º semestre com 603 lojas em São Paulo, e apesar da desaceleração no rítimo da expansão, a empresa ainda assim abriu quase 80 lojas entre junho de 2025 e 2024.

 

No campo da inovação, o Grupo Supernosso aposta nos mercados autônomos com a bandeira Be Honest. Considerando apenas a marca de mercadinhos, o faturamento em 2024  foi de R$ 28 milhões, com 310 lojas em funcionamento. Para 2025, a meta é alcançar 500 unidades, sendo 400 franqueados e cerca de 100 da linha Extrabom Be Honest, fruto de uma parceira com um dos principais varejistas do ES, o que deve elevar a receita para R$ 45 milhões, um crescimento estimado de 60,7%.

 

Todo esse avanço expressivo dos minimercados evidencia não apenas a força do empreendedorismo local, mas também uma mudança estrutural no varejo alimentar. Se, de um lado, pequenos negócios se multiplicam em ritmo acelerado, de outro, grandes grupos buscam adaptar seus formatos para manter relevância diante de um consumidor que tem valorizado conveniência acima de volume e preço.


COMPARTILHAR
TAGS:Lojas de Proximidade, Minimercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

mini mercado adobe stockSebrae

Mini supermercados ampliam a expansão com quase 30 mil inaugurações no 1º semestre

Expansão no varejo alimentarExpansão

Inaugurações caem 11% em 2025 e produtividade reduz 2,8% no varejo alimentar

Spid BotafogoProximidade

Spid completa três anos no Brasil com expansão e entregas rápidas até na praia

minimercado autônomoInovação

Minimercados autônomos devem crescer 700% em número de unidades nos próximos anos

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados