ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12/09/2025
Na busca pelo protagonismo, minimercados estão se consolidando como um dos motores do varejo
POR Barbara Fernandes
EM 12/09/2025

Foto: Adobe Stock
A ascensão dos minimercados no Brasil ganhou novos patamares em 2025. Dados do Sebrae apontam que, somente no 1º semestre, foram abertos mais de 29.000 estabelecimentos do tipo, o que equivale a 162 registros de CNPJs por dia, ou quase 7 novos negócios por hora. No total, o país já soma cerca de 416 mil unidades, consolidando esse modelo como um dos segmentos de varejo que mais crescem no país.
A mudança de hábito do consumidor ajuda a explicar esse avanço. Segundo a NielsenIQ, os brasileiros frequentam pequenos mercados e varejos de bairro em média 74 vezes por ano, contra apenas 16 visitas anuais aos supermercados. A praticidade, proximidade e rapidez têm feito diferença na decisão de consumo.
Grandes grupos do setor também acompanham essa tendência. No 2º trimestre de 2025, o GPA inaugurou 9 unidades, sendo 5 do Minuto Pão de Açúcar e 3 do Mini Extra. Já o Oxxo encerrou o 1º semestre com 603 lojas em São Paulo, e apesar da desaceleração no rítimo da expansão, a empresa ainda assim abriu quase 80 lojas entre junho de 2025 e 2024.
No campo da inovação, o Grupo Supernosso aposta nos mercados autônomos com a bandeira Be Honest. Considerando apenas a marca de mercadinhos, o faturamento em 2024 foi de R$ 28 milhões, com 310 lojas em funcionamento. Para 2025, a meta é alcançar 500 unidades, sendo 400 franqueados e cerca de 100 da linha Extrabom Be Honest, fruto de uma parceira com um dos principais varejistas do ES, o que deve elevar a receita para R$ 45 milhões, um crescimento estimado de 60,7%.
Todo esse avanço expressivo dos minimercados evidencia não apenas a força do empreendedorismo local, mas também uma mudança estrutural no varejo alimentar. Se, de um lado, pequenos negócios se multiplicam em ritmo acelerado, de outro, grandes grupos buscam adaptar seus formatos para manter relevância diante de um consumidor que tem valorizado conveniência acima de volume e preço.
Notícias relacionadas

Mini supermercados ampliam a expansão com quase 30 mil inaugurações no 1º semestre

Inaugurações caem 11% em 2025 e produtividade reduz 2,8% no varejo alimentar

Spid completa três anos no Brasil com expansão e entregas rápidas até na praia

Minimercados autônomos devem crescer 700% em número de unidades nos próximos anos
Barbara Fernandes
Repórter