SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores

04/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

FFLV Hortifrúti Flores e Plantas Produtos Frescos Mercado de FFLV

Mercado de FFLV fecha o ano com ar otimista e projeta crescimento para 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/12/2023


Foto: Arquivo SA+ Ecossitema de Varejo

O setor de FFLV (flores, frutas, legumes e verduras) está em crescimento. Até 2027 espera-se um aumento de 2% a 3% no setor anualmente, além de maior estabilidade em culturas tradicionais como batata, tomate, banana e folhagens. Os maiores motivadores desse crescimento são os consumidores que estão buscando por uma alimentação mais diversificada, o que inclui as novas marcas e produtos de FLV. Ademais, o consumo de hortifrúti processados deve crescer – como as batatas pré-fritas e polpas de tomate.

[noticiasRelacionadas]

Os dados são do Cepea, e foram compartilhados por Margarete Boteon, da Esalq/USP e diretora do Cepea, no encontro de fim de ano da IFPA  (International Fresh Produce Association), entidade mundial que representa setor de frutas, flores, legumes e verduras. Um dos propósitos do evento foi analisar o balanço de 2023 e discutir as oportunidades para 2024.

Dessa forma, foi consenso que 2023 encerra com ar otimista devido aos números do mercado interno e aumento das exportações da floricultura, apesar dos impactos climáticos. Surfando nessa onda de avanço no setor, vários supermercadistas investiram em áreas de produtos frescos mais atraentes como o Muffato Da Santa e Natural da Terra .

Segundo Antonio Carlos Rodrigues, diretor regional sudeste do Ibraflor e presidente do Ceaflor, seu setor irá fechar o ano com 8% de crescimento. Entretanto, Paulo Schincariol, presidente da CNEVeg e conselheiro da Ibrahort, afirma que o segmento de hortaliças ainda não recuperou os índices pré-pandemia e que os problemas climáticos impactaram significativamente o preço ao consumidor de alguns produtos, como brócolis e alface. Contudo, o presidente afirma que há muitas oportunidades para nichos como saladas prontas e desenvolvimento de áreas de produção em microclimas no Nordeste e no Cerrado.

Para Margarete, o Brasil produz hortifrútis o suficiente para abastecer o país e o mundo. Porém, a diretora do Cepea alerta para os desafios que os varejistas ainda terão de enfrentar com o El Niño e mudanças climáticas, principalmente nos meses de verão, devido a sensibilidade desses itens às altas temperaturas .

 “Esse ano batemos o recorde de exportação de frutas, melhoramos a logística e retomamos a área de cultivo de 2019. A previsão para o primeiro semestre de 2024 é manter exportação boa e a estabilidade de área de cultivo in natura”, conta Margarete. 
 
Os impactos da Reforma Tributária no setor

No próximo ano, além dos impactos das mudanças climáticas, o setor desses produtos frescos também terá que entender as consequências da Reforma Tributária. A preocupação é apreciar o texto base que será aprovado no Congresso e propor, em 2024, Leis Complementares que mantenham a isenção de tributação dos produtos da cesta básica e até a diminuição de produtos essenciais para a alimentação da população.

Por fim, segundo Valeska de Oliveira Ciré, gestora da IFPA no Brasil, 2024 será um ano de muito trabalho para aumentar o consumo de FFLV.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram   e   Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:FFLV, Hortifrúti, Flores e Plantas, Produtos Frescos, Mercado de FFLV
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Carone aposta em novo formato de loja no Espírito SantoInauguração

Grupo Carone aposta em novo formato de loja no Espírito Santo

Apostas bets adobe stockConsumo

Apostas comprometem orçamento familiar e tiram vendas dos supermercados

Caixa de supermercado adobe stockPesquisas

Pesquisa aponta cargos com maior escassez de profissionais nos supermercados

Adobe Stock funcionário supermercadoGestão

Processo de seleção pode contribuir para retenção de profissionais no varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados