SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

FFLV Hortifrúti Flores e Plantas Produtos Frescos Mercado de FFLV

Mercado de FFLV fecha o ano com ar otimista e projeta crescimento para 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/12/2023


Foto: Arquivo SA+ Ecossitema de Varejo

O setor de FFLV (flores, frutas, legumes e verduras) está em crescimento. Até 2027 espera-se um aumento de 2% a 3% no setor anualmente, além de maior estabilidade em culturas tradicionais como batata, tomate, banana e folhagens. Os maiores motivadores desse crescimento são os consumidores que estão buscando por uma alimentação mais diversificada, o que inclui as novas marcas e produtos de FLV. Ademais, o consumo de hortifrúti processados deve crescer – como as batatas pré-fritas e polpas de tomate.

[noticiasRelacionadas]

Os dados são do Cepea, e foram compartilhados por Margarete Boteon, da Esalq/USP e diretora do Cepea, no encontro de fim de ano da IFPA  (International Fresh Produce Association), entidade mundial que representa setor de frutas, flores, legumes e verduras. Um dos propósitos do evento foi analisar o balanço de 2023 e discutir as oportunidades para 2024.

Dessa forma, foi consenso que 2023 encerra com ar otimista devido aos números do mercado interno e aumento das exportações da floricultura, apesar dos impactos climáticos. Surfando nessa onda de avanço no setor, vários supermercadistas investiram em áreas de produtos frescos mais atraentes como o Muffato Da Santa e Natural da Terra .

Segundo Antonio Carlos Rodrigues, diretor regional sudeste do Ibraflor e presidente do Ceaflor, seu setor irá fechar o ano com 8% de crescimento. Entretanto, Paulo Schincariol, presidente da CNEVeg e conselheiro da Ibrahort, afirma que o segmento de hortaliças ainda não recuperou os índices pré-pandemia e que os problemas climáticos impactaram significativamente o preço ao consumidor de alguns produtos, como brócolis e alface. Contudo, o presidente afirma que há muitas oportunidades para nichos como saladas prontas e desenvolvimento de áreas de produção em microclimas no Nordeste e no Cerrado.

Para Margarete, o Brasil produz hortifrútis o suficiente para abastecer o país e o mundo. Porém, a diretora do Cepea alerta para os desafios que os varejistas ainda terão de enfrentar com o El Niño e mudanças climáticas, principalmente nos meses de verão, devido a sensibilidade desses itens às altas temperaturas .

 “Esse ano batemos o recorde de exportação de frutas, melhoramos a logística e retomamos a área de cultivo de 2019. A previsão para o primeiro semestre de 2024 é manter exportação boa e a estabilidade de área de cultivo in natura”, conta Margarete. 
 
Os impactos da Reforma Tributária no setor

No próximo ano, além dos impactos das mudanças climáticas, o setor desses produtos frescos também terá que entender as consequências da Reforma Tributária. A preocupação é apreciar o texto base que será aprovado no Congresso e propor, em 2024, Leis Complementares que mantenham a isenção de tributação dos produtos da cesta básica e até a diminuição de produtos essenciais para a alimentação da população.

Por fim, segundo Valeska de Oliveira Ciré, gestora da IFPA no Brasil, 2024 será um ano de muito trabalho para aumentar o consumo de FFLV.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram   e   Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:FFLV, Hortifrúti, Flores e Plantas, Produtos Frescos, Mercado de FFLV
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

e-commerceE-commerce

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados