SA+ Ecossistema de Varejo

Minimercado Mercado de Bairro Mercadinho Conveniência Formato de Loja

Mercadinhos de bairro ganham força na concorrência com grandes redes

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/12/2018

Até 2014, existiam 13,9 mil minimercados no Estado de São Paulo. Em agosto de 2018, o número de mercadinhos de bairro em território paulista pulou para 22,6 mil, uma salto de 62% em apenas quatro anos. Somente na capital, já são 5,2 mil lojas desse formato.

O mesmo fenômeno ocorre em diversas cidades do País. A união de praticidade, agilidade e proximidade são os fatores que tornam os minimercados um grande sucesso junto a consumidor brasileiro. “Um pequeno mercado tem mais agilidade e capacidade de adaptação que as grandes redes, pois tem maior poder de decisão sobre seus rumos”, acredita o consultor José Eduardo Carrilho, do Sebrae-SP.

[noticiasRelacionadas]

É uma vantagem competitiva dos mercadinhos de bairro a capacidade de buscar soluções personalizadas para o público da loja, atendendo rapidamente as necessidades de clientes que, em muitos casos, são conhecidos pelo nome. Exemplo disso é um mix de produtos enxuto e assertivo, focado nas preferências do público local. Atendimento ágil e mesmo investimentos em tecnologia também são importantes para os pequenos. “É fundamental que o cliente saia da loja com a sensação de que a visita foi agradável e sinta prazer em voltar. A agilidade, rapidez e eficiência são inerentes ao pequeno”, destaca Carrilho, do Sebrae-SP.

Vendas acima da expectativa

No espaço antes ocupado por uma loja de hortifrútis, o empresário Renato Almeida Santos abriu há dois meses um mercadinho no Sumarezinho, bairro da zona oeste paulistana. Em sociedade com a esposa, o empreendedor já contava com um minimercado na zona norte da cidade. Instalada numa rua movimentada, com diversos prédios residenciais por perto, a nova loja já supera as previsões de faturamento, mesmo com a concorrência próxima de dois supermercados.

“Trouxemos alguns diferenciais, como vinhos e produtos importados. Uma coisa vai chamando a outra. Não deixamos a desejar em termos de produtos. Nosso preço é um pouquinho maior do que nos grandes supermercados, mas a qualidade é melhor, as frutas e verduras são selecionadas”, afirma Santos, proprietário da loja.  

Segundo analistas de varejo, o empenho dos donos no dia a dia de um pequeno mercado é fundamental no sucesso do empreendimento.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !  

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Minimercado, Mercado de Bairro, Mercadinho, Conveniência, Formato de Loja
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Especialistas indicam os principais desafios operacionais e como solucioná-losGestão e negócios

Especialistas indicam os principais desafios operacionais e como solucioná-los

Nova loja do Vencedor Atacadista em Diadema amplia presençaVencedor Atacadista

Nova loja do Vencedor Atacadista em Diadema amplia presença

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechados

Empresa expande e leva experiência única ao varejo no Interior PaulistaFini

Fini inaugura primeira loja de rua em Atibaia

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados