Marca já não é mais critério de compra de produtos de limpeza

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Tatiane Pamboukian - tatiane.pamboukian@samaisvarejo.com.br -

Preço tornou-se prioridade diante do cenário econômico, mas consultoria prevê crescimento do setor

A expectativa de crescimento, de acordo com a Euromonitor, é de 7,5%, considerando a inflação. No longo prazo, de 2023-2027, há uma expectativa de crescimento de 5,9%. “O mercado continua crescendo em valores de venda, fortemente influenciado pela inflação no País e o aumento de custos dos insumos da indústria química.

Entretanto, na análise por categorias, as que são inerentes à rotina de limpeza diária tendem a performar melhor ao longo do ano, principalmente devido ao driver de persistência do hábito”, afirma Paula Ferolla, senior research analyst da Euromonitor International.

A Abipla divulgou no anuário 2023 que, com a recuperação do índice de produção, estabilização dos preços e recuperação da renda da população em geral, o Brasil vai começar a reagir e, como não houve fechamento de fábricas, a indústria se mantém estável.

Otavio Albano, gerente comercial do setor de limpeza dos Supermercados Pague Menos, destaca ainda que o clima traz interferência positiva nas vendas do departamento de limpeza e logo mais, com as estações primavera e verão, deverá haver aumento do consumo de produtos desse segmento.

R$334,34 potencial médio de consumo por domicílio no Brasil

R$1.500 potencial médio de consumo na faixa de renda A em municípios de São Paulo analisados

R$100 no máximo é o valor na faixa DE

Fonte: Geofusion

Marca já não importa tanto

A diminuição do poder de compra tem interferido nos critérios de decisões de consumo. Para economizar, o consumidor está aberto a experimentar marcas mais baratas e até desconhecidas, já não sendo mais tão fiel às marcas de preferência, conforme apontam os especialistas. “De forma geral, percebe-se uma sensibilidade maior a preço, e o consumidor tem buscado mais promoções e descontos”, reforça Paula Ferolla.

“Preço é um critério maior agora. O brasileiro está comprando as marcas que cabem no bolso”
ROBSON MUNHOZ - Vice-presidente de operações da Neogrid

Categorias e tendências no comportamento de consumo

Na contramão da queda de produtos básicos de limpeza em decorrência da baixa na renda, há uma outra oportunidade para o varejista explorar, que são produtos de maior valor agregado, consumidos pela parcela da população que não é tão impactada pelos preços e que aderiu a novos comportamentos criados no período da pandemia.

“Os consumidores buscaram nessa categoria produtos inovadores, com fragrância agradável e com praticidade para uso no dia a dia”
OTAVIO ALBANO - Gerente comercial do setor de limpeza dos Supermercados Pague Menos

 

NOVOS HÁBITOS
Durante a pandemia, o consumidor experimentou certos produtos que foram aderidos definitivamente

Performance

A aquisição de produtos com ação bactericida tornou- se um novo hábito de compra. Conforme revela Otavio Albano, nos Supermercados Pague Menos houve um aumento na compra de produtos com ação bactericida, já que os consumidores passaram a buscar produtos de limpeza eficazes na eliminação de vírus e bactérias. “Com a pandemia tivemos algumas mudanças. Cresceu o consumo de produtos para desinfecção e álcool gel, algo que não vendia muito e hoje ainda vende mais do que antes da pandemia”, diz Marcos Manéa, gestor da Rede Unibrasil.

25% Crescimento das vendas na categoria de desinfecção na rede de Supermercados Pague Menos

Paulo Engler, executivo da Abipla, destaca como a indústria se desenvolveu nesse período em busca de maior performance. “Os desinfetantes tiveram um upgrade de eficiência em relação a 2019. O mercado adiantou tecnologias que iam chegar somente alguns anos depois”. Ele destaca ainda os produtos de limpeza para quem tem animais domésticos, que ganharam relevância também devido ao aumento da população pet.

Praticidade

A venda de detergente de máquina de lavar louça, que cresceu 26% durante a pandemia, continuou crescendo. Em 2022, subiu 8% e superou em 36% as vendas de 2019, de acordo com a Scanntech. O comportamento está ligado à praticidade. “Muitas pessoas adquiriram máquina de lavar louça durante o isolamento e mantiveram o hábito”, avalia Flávia Almeida, gerente de estudos de mercado da Scanntech. Outra experimentação que o período em casa trouxe foi o consumo de amaciante. A necessidade do bem-estar de uma roupa cheirosa trouxe a descoberta de que o produto trazia outras vantagens, como a facilidade na hora de passar e o aumento da durabilidade do tecido. “Esse mercado está em ebulição e trazendo novidades como sanitizantes de roupa e tecnologias para aperfeiçoar a lavagem”, destaca Paulo Engler.

Indulgência

Os aromas foram muito valorizados desde 2020, não só nas roupas, como também na casa. De acordo com a pesquisa Consumer Lifestyles da Euromonitor, o consumidor brasileiro de produtos de limpeza tem mais apreço pelas fragrâncias do que a média da região América Latina.

Foto: Divulgação

Matéria originalmente publicada na       edição de julho da    SA+       .

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