SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

08/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Vendas Autosserviço Lucro Autosserviço

Manter o lucro tem sido sofrido para os varejistas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/08/2018

O lucro líquido do varejo alimentar apresentou ligeiro crescimento de 0,09 ponto percentual (pp) no ano passado, alcançando 1,94% do faturamento, que foi de R$ 458,9 bilhões, segundo pesquisa da SA Varejo . Mas manter o patamar histórico (em torno de 2%) não foi fácil. O setor enfrentou queda na margem bruta, de 1,76 pp, alcançando 26,49%. O recuo foi compensado sobretudo pela aposta em formatos de grande volume, como o atacarejo, entre outros fatores. Neste ano, a tendência é de fechar com rentabilidade alinhada à do ano passado.

Um dos fatores que levaram à queda da margem foi a deflação dos alimentos em 2017. “Ela mudou o ponto de equilíbrio em termos de volume de vendas”, lembra Frederico Perdigão, sócio consultor do Instituto Aquila. “Se antes bastava vender 100 sacos de arroz, foi necessário vender 110”, exemplifica. Ele lembra que, em 2018, a perspectiva é de recuperação nos preços. A retração na margem também foi influenciada pela própria indústria, que enfrentou o recuo nas vendas com packs promocionais e outros tipos de oferta.

[noticiasRelacionadas]

 

O que compensou essa queda foi o atacarejo. Graças ao aumento do faturamento em 2017 – de 11,7% real, contra a média de 3,6% do setor –, o lucro líquido do formato subiu de 2,06% em 2016 para 2,35% no ano passado. Foi o único modelo de loja a apresentar crescimento no indicador: os super e hipermercados tiveram retração de 0,25 pp e 0,04 pp, respectivamente. Também pesa a favor da lucratividade do cash & carry o fato de trabalhar com lojas espartanas e ter baixo custo operacional. Daqui para a frente, entretanto, acredita-se que o aumento de vendas no segmento desacelere. “Em mesmas lojas, já não está sendo mais o fenômeno dos anos anteriores”, alerta Jorge Inafuco, sócio-diretor do OasisLab Innovation Space. Já Alex Hamassaki, diretor da Accenture Strategy , acredita que ainda há espaço para o atacarejo ganhar terreno em relação a outros formatos. Ele alerta, no entanto, que as recém-surgidas lojas que agregam ao atacarejo serviços ao consumidor correm risco de elevar custos, o que inviabiliza o cash & carry.

Lucro maior dependerá de arrumar a casa 
Apesar de ser um ano complicado para previsões, Jorge Inafuco, do  OasisLab Innovation Space  , vê o cenário de 2018 um pouco semelhante ao do ano passado. Por isso, é importante lembrar que sempre há iniciativas que a própria empresa pode tomar para melhorar os resultados. Eficiência na precificação, por exemplo, é fundamental para melhorar margens, conforme ressalta Frederico Perdigão, do  Instituto Aquila  . Já em termos de lucro líquido, ele lembra que as boas notícias chegarão para quem arrumar a casa, ou seja, melhorar processos, aprimorar a gestão de custos, entre outras iniciativas

COMPARTILHAR
TAGS:Vendas Autosserviço, Lucro Autosserviço
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024Varejo Alimentar

Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024

Vendas de Natal impulsionam supermercados gaúchosNatal

Vendas de Natal impulsionam supermercados gaúchos

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de NatalConsumo de Panetone

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados