SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

trade marketing varejo alimentar varejistas varejo & indústria sa varejo Sergio Alvim

“Mais do que negociar, varejo e indústria precisam cocriar”

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/10/2022

Nathalia Julião, key account manager da Ambev, e Fernanda Dalben, diretora de marketing e trade do Dalben Supermercados, participaram de debate com Sergio Alvim, CEO da SA Varejo

“Hoje não é mais produtivo a indústria ou o varejo defenderem seus próprios interesses, pois o objetivo de ambos é o mesmo: conquistar o consumidor”. A afirmação foi feita por Sergio Alvim, CEO da SA Varejo, em um painel ontem (13/10) comandado por ele no Involves Experience, evento voltado ao trade marketing, que acontece até hoje no Pro Magno, localizado na capital paulista.

[noticiasRelacionadas]

O CEO da SA ressaltou que, atualmente, o poder está nas mãos do consumidor. “Mais do que negociar, hoje o varejo e a indústria precisam cocriar”, afirmou. “O desafio comum é entender o que o cliente final quer, em que ocasião e como quer ser atendido”, disse.

Para se ter uma ideia, atualmente o consumidor frequenta cerca de 9 diferentes canais. Como consequência, tem sido observada uma multiplicação de modelos no mercado, que vão de dark stores a lojas autônomas. Sem contar a entrada de competidores tipicamente digitais na concorrência, como a Justo.

“Tudo isso conduz o varejo a uma necessidade de conhecer o consumidor individualmente a fim de realizar ações personalizadas, entendendo o que o cliente compra e criando estratégias customizadas”, reforçou Sergio. Segundo ele, para isso acontecer na prática é preciso investir em inteligência de dados.  

É o que faz a Ambev, que disponibiliza, por meio de parceria, ferramentas de CRM para o varejo. A empresa conta ainda com um time de gerenciamento por categorias dedicado a entender a missão de cada loja e a criar ações direcionadas a partir de dados do varejo e do consumidor.

“O foco é entender como oferecer mais opções e fazer com que o consumidor compre um produto mais premium, por exemplo. Há um mundo de possibilidades, mas é preciso se modernizar para não ser engolido pelo mercado”, afirmou Nathalia Julião, key account manager da Ambev, que também participou da discussão.

Representando o varejo durante o painel, Fernanda Dalben, diretora de marketing e trade do Dalben Supermercados, do interior paulista, acrescentou que, na empresa, há uma troca com o fornecedor. Da mesma forma que a rede recebe informações e sugestões da indústria também compartilha oportunidades identificadas em suas lojas. “É uma via de mão dupla. Não tem como pensar em ações sem olhar para os dados e fazer as contas. É essa inteligência que precisamos utilizar em vez de apenas colocar na prateleira um produto sem estratégia”, completou a varejista.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn ,   Instagram   Facebook


 
COMPARTILHAR
TAGS:trade marketing, varejo alimentar, varejistas, varejo & indústria, sa varejo, Sergio Alvim, jornada do cliente, experiência de compra, inteligência de dados, transformações do varejo, formatos de lojas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados