30/10/2025
Lançamentos de produtos têm tendência de alta nos próximos meses
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/09/2023

Foto: Stock Adobe
Embora o índice de intenção de lançamento de novos produtos, medido pela
GS1
, tenha registrado queda de quase 18% em agosto, as perspectivas para os próximos meses são positivas. O principal motivo é a curva anual de evolução, que avançou 35,4% no acumulado de 12 meses.
Somam-se a isso a chegada de datas importantes para as indústrias de bens de consumo e varejo, como Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo.
De acordo com o levantamento da GS1, entre os segmentos que mais impactam o varejo alimentar, cabe ao de bebidas o maior índice de intenção de inovações de portfólio nos 12 meses terminados em agosto: 57% de alta. Já o setor de alimentos apresenta uma taxa de 21,4% no período.
Como o indicador é calculado
A GS1 explica que o índice é um antecedente de produção industrial, que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas. A data de coleta das informações é sempre no 1º dia útil do mês. As empresas são selecionadas com base no CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) – divisão 10 a 33. O estudo estabelece a média de 2012 como base 100 para comparação das variações.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas
ConsumoNatal otimista: vendas devem crescer no varejo físico e digital
Gestão e negócios“Menos, mas melhor”: entenda o conceito que está revolucionando a dinâmica no sortimento e formatos do varejo alimentar
SortimentoA estratégia do Carrefour para ter suas marcas próprias em 62% das cestas de compras
Gestão do Sortimento







