SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marketplaces investem na venda de alimentos e ampliam a concorrência dos setor

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

JBS Seara Friboi carnes

JBS tem lucro líquido de R$ 4,4 bilhões no 2º trimestre do ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/08/2021

Foto: Divulgação

A JBS encerrou o segundo trimestre do ano com lucro de R$ 4,4 bilhões, um avanço de 29,7% na comparação com o mesmo período de 2020. O Ebitda atingiu R$ 11,7 bilhões - aumento de 10,3% -, com margem de 13,7%. A geração de caixa livre chegou a R$ 3,2 bilhões. Não fosse o impacto de R$ 3 bilhões provocado pelo aumento de estoques, um efeito colateral da escassez de contêineres, o desempenho seria ainda melhor.

No Brasil, a operação Seara e Friboi ainda enfrentam dificuldades com os custos de produção - grãos e boi gordo pressionam as margens. Entre abril e junho, a Seara registrou uma margem Ebitda de apenas 9%, queda significativa ante os 16,9% registrados em igual intervalo do ano passado.

O negócio brasileiro de carne bovina - que também inclui couro e subprodutos - teve uma margem de apenas 3,4%, queda de mais de dez pontos na comparação anual. Mas, a empresa já apresenta sinais de recuperação. No primeiro trimestre, a margem havia sido de só 2%.

A pressão de margens dos grãos sobre a Seara não é uma preocupação para o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni. Para ele, o mais importante é ganhar a preferência do consumidor. Em congelados, a marca conseguiu ampliar a liderança sobre a Perdigão mesmo reduzindo a diferença de preço médio ante o produto da concorrente.

A Seara registrou receita líquida de R$ 8,9 bilhões, crescimento de 39,8% em relação ao mesmo período do ano passado, como resultado de volumes 21,8% maiores e aumento de 14,8% no preço médio de venda. As vendas no mercado doméstico, que responderam por 47% da receita da unidade no período, totalizaram R$ 4,2 bilhões, 45,8% maior que no segundo trimestre de 2020. A categoria de produtos preparados vem se mantendo como o destaque de vendas da Seara no mercado doméstico em sucessivos trimestres e, seguindo essa tendência no período, a categoria registrou um expansão de 4,7% no volume vendido e de 22,6% no preço de venda.

No período, a JBS Brasil registrou uma receita líquida de R$ 12,7 bilhões, 46% maior que o verificado no segundo trimestre do ano passado, impulsionada por um aumento de 17,3% no número de bovinos processados no período.

No mercado doméstico brasileiro, mesmo em meio a um cenário mais desafiador em termos de consumo de carne bovina, a JBS continua firmando parcerias estratégicas com seus clientes, especialmente por meio dos programas Açougue Nota 10 e Açougue Gourmet. Tais programas contribuíram para o desempenho da unidade no trimestre, que atingiu uma receita líquida de R$ 7,3 bilhões, 68,5% maior em relação ao 2T20, com a carne bovina in natura registrando aumento de 23,8% no volume e de 34,6% no preço médio de venda.

No mercado externo, a receita líquida da unidade registrou aumento de 24,1% quando comparado ao 2T20, atingindo a marca de R$ 5,5 bilhões, em função principalmente do crescimento de 41,1% no volume e de 17% no preço médio de venda de carne bovina.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                              LinkedIn                                             ,                                             Instagram                                             e                                             Facebook                                             !

COMPARTILHAR
TAGS:JBS, Seara, Friboi, carnes
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Gilberto XandóGestão e negócios

Ex-presidente da JBS Brasil assume cargo de CEO da divisão internacional

JBS - Museu da ImaginaçãoIndústria

JBS promove experiência lúdica com minimercado em Museu

ovos mantiqueira supermercadoIndústria

JBS passa a controlar 50% da Mantiqueira

energia solar SearaSeara

70% das granjas da Seara usam energia solar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados