SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercado autônomo pretende abrir mais de 300 unidades neste ano

13/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Ruptura Neogrid Falta de Produtos

Índice de ruptura finalmente apresenta queda nos supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/04/2021

Foto: iStock

Após quatro meses consecutivos de alta, a ruptura nos supermercados brasileiros registrou queda no mês de fevereiro, fechando em 11,45%, mais de 1 ponto percentual abaixo dos 12,49% registrados em janeiro. Os dados são da Neogrid , empresa especializada na sincronização da cadeia de suprimento. 

[noticiasRelacionadas]

A falta de produtos nas prateleiras vinha numa crescente desde setembro de 2020. No primeiro mês de 2021, inclusive, se aproximou do pior cenário registrado no ano passado, mas a tendência foi revertida em fevereiro. "Essa queda de um ponto percentual na ruptura pode ser o primeiro indício de uma melhora na cadeia de abastecimento, começando pela indústria. Conversando com os varejistas, o que eles perceberam foi uma melhora no abastecimento focada principalmente em lata (alumínio) e vidro. Isso mostra que a indústria de bebidas está trabalhando bem e puxando a ruptura para baixo. É importante acompanharmos nos próximos meses", explica Robson Munhoz, CCO da Neogrid.

O executivo lembra que a elevada ruptura no varejo nos últimos meses refletia problemas relacionados ao acesso por parte da indústria à matérias-primas, principalmente papel, vidro e alumínio, o que prejudicou as entregas ao varejo em tempo hábil, gerando a falta de produtos nas gôndolas. 

Um exemplo é a categoria de cervejas, que entre o final de 2020 e o início de 2021 alcançou os maiores índices de ruptura dos últimos anos. Pela falta de alumínio e vidro para embalar a bebida alcoólica mais vendida nos supermercados, a ruptura do produto, cuja média é de 10%, chegou a 19,45% em novembro de 2020 e a 19,90% em janeiro deste ano. Porém, em fevereiro, essa ruptura caiu para 16,12%, um patamar ainda alto, porém em queda expressiva, comprovando a melhora no abastecimento de matéria-prima para embalagens.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                    LinkedIn                                                   ,                                                   Instagram                                                   e                                                   Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Ruptura, Neogrid, Falta de Produtos
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - StoreTendências

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Adobe StockSaudabilidade

Venda de produtos saudáveis cresce no varejo alimentar, com destaque para os proteicos

ArasuperGestão e negócios

Arasuper reduz em 36,5% o índice de produtos sem giro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados