ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/07/2025
Hiperpersonalização: Cerca de 90% das vendas de varejista vêm dos consumidores que estão no CRM
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/02/2024
Fotos: The Commons / Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
A varejista Sainsbury’s vem acumulando décadas de dados dos clientes do seu programa de fidelidade Nectar. A massa de informações combinada com tecnologias de inteligência artificial tem permitido à empresa dar um passo além e ter uma precificação customizada para clientes que fazem parte do CRM.
De 8 a 10 itens adquiridos regularmente pelos participantes do CRM da Sainsbury’s têm preços personalizados para o cliente. “Oferecemos grandes descontos em produtos que as pessoas adquirem regularmente”, afirmou Clodagh Moriarty, Chief Retail & Technology Officer da empresa na NRF. Ou seja, é praticamente uma precificação à parte, de acordo com o que é importante na lista do cliente.
Na linha da personalização, a Ulta Beauty, varejista de produtos de beleza, está criando personas, com base em seu CRM, para se aprofundar nas diferentes formas com que seus clientes se engajam com a beleza. “A ideia é entender se eles querem mergulhar, por exemplo, em maquiagens ou em cuidados com a pele”, explica Dave Kimbell, CEO da Ulta Beauty . “As pessoas estão vendo muitas vantagens em nosso programa de fidelidade, que está sendo customizado para seus participantes”, completa.
De 90% a 95% das vendas da Ulta Beauty vêm dos consumidores que estão no CRM. “Hoje praticamente tudo o que vendemos pode ser conectado a alguma pessoa”, afirmou Kimbell em sua participação na NRF 2024. No terceiro trimestre de 2023, a Ulta Beauty reportou um crescimento de 9% em seu programa de fidelidade. Além disso, a companhia também vem utilizando tecnologia para personalizar os serviços. O uso de robôs, por exemplo, tem ajudado as consumidoras a melhorar o processo de cuidados com os cílios e as unhas, entre outros.
Mais do que ser reconhecidas por seu nome, as pessoas querem ter seus comportamentos de compras compreendidos pelas empresas e traduzidos em benefícios específicos para elas.
Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro da SA+ Ecossistema de Varejo
Notícias relacionadas

Levantamento indica lacunas no uso avançado de dados por lojistas

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores
