SA+ Ecossistema de Varejo

Scanntech Bebidas Perecíveis Perfumaria Mudanças climáticas Hábitos de consumo

Hábitos de consumo foram influenciados pelas mudanças econômicas e climáticas em 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/01/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo. Super ABC

As bebidas apresentaram o maior crescimento em faturamento no ano passado com +11,3%, tanto em supermercados quanto em atacarejos. Logo em seguida está a seção de perfumaria com apenas 0.1 p.p a menos. Produtos de limpeza (10,5%), mercearia (9,2%), e perecíveis (9,2%), também se destacaram. 

[noticiasRelacionadas]

Em relação ao líder dessa categoria, as bebidas não alcoólicas tiveram um aumento de 1,6 p.p em participação de mercado, indo de 44,2% para 45,8%. Nesse sentido, os itens que mais se destacaram foram os sucos, energéticos, isotônicos e água de coco. Um dos fatores para esse resultado foram as ondas de calor que afetaram o Brasil no ano passado.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela Scanntech , e indicam ainda que o consumo de geladinhos subiu 69,2%%, do açaí 49,3% e dos isotônicos 46,2%, algo que também teve como influência as mudanças climáticas.

Fatores como a queda na taxa de desemprego, inflação, e aumento de rendimento médio fez com que os brasileiros também ajustassem seu consumo, aumentando as compras de itens perecíveis como a carne bovina, aves, ovos, queijos e FLV; e diminuindo o consumo de produtos da mercearia básica
 
Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, afirma que 2023 foi marcado por altos e baixos no varejo alimentar brasileiro, tanto pelos fatores climáticos quanto pelos econômicos. “Mas o setor se adaptou rapidamente, culminando em um saldo positivo e revelador das tendências de consumo no país”, conta.

Em relação aos preços, a perfumaria apresentou o maior aumento, com 11,2%, enquanto os produtos de limpeza, mercearia, perecíveis e bebidas registraram elevações de 9,7%, 9,4%, 8,2% e 7,9%, respectivamente. Por outro lado, a mercearia básica teve uma queda de -1,3% nos preços, porém ao mesmo tempo apresentou também queda nas vendas (-1,6%).

O fluxo nas lojas teve um crescimento em relação a 2022, especialmente no primeiro semestre. Contudo, o carnaval foi afetado fortemente pelas chuvas e alta nos preços, o que resultou em uma queda de 11,2% nas vendas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Scanntech, Bebidas, Perecíveis, Perfumaria, Mudanças climáticas, Hábitos de consumo, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Varejo alimentar cresce 5,4% e atinge R$ 1,27 trilhão em 2024Varejo Alimentar

Varejo alimentar cresce 5,4% e atinge R$ 1,27 trilhão em 2024

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de NatalConsumo de Panetone

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de anoCompras de Fim de Ano

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentarMillennials

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados