SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

grupo mateus resultados 2T23 crescimento margem ebitda resultados mateus varejo alimentar vendas primeiro semestre

Grupo Mateus tem margem ebitda de 7,5% no 2º trimestre

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/08/2023

Foto: Divulgação

O Grupo Mateus vem apresentando constância em seus resultados a cada trimestre, conforme reforçou Jesuíno Martins, presidente da companhia, durante teleconferência de apresentação dos resultados.

Neste segundo trimestre, o Grupo teve uma receita bruta de R$ 7,2 bilhões, um crescimento de 23,7% em relação ao 2T22. O lucro bruto em valor foi de R$1,4 bilhão, avanço de 19,4% em comparado ao mesmo trimestre do ano passado. "Quase 50% vem de mesmas lojas, que tiveram aumento de 10,4%", destacou Jesuíno.

[noticiasRelacionadas]

"Estamos muito felizes porque foi um desafio manter nossa qualidade de crescimento com a deflação do último trimestre", acrescentou o presidente do Grupo Mateus sobre a satisfação com os indicadores.

O executivo ressalvou ainda a melhora da margem bruta (21,8%), com um incremento de 0,7 p.p. em relação ao 1T23. "Conseguimos melhorar o nível de margem bruta sem perder o ritmo de crescimento de mesmas lojas e receita bruta. Foi mais um trimestre com boa margem Ebitda, de 7,5%, 0,5 p.p. mais que no primeiro trimestre", comemorou.

O Ebtida apresentado foi de R$ 482 milhões, 18,8% a mais que no 2T22. A receita líquida totalizou R$ 6,4 bilhões, um crescimento de 23,6%, e o lucro líquido foi de R$ 295 milhões, +13,2% vs 2T22. 

Nesses primeiros seis meses do ano, a receita foi de R$ 12,3 bilhões, 25,7% maior que o registrado no primeiro semestre de 2022. No semestre, o Ebitda foi de R$898,7 milhões, com margem Ebitda de 7,3%. O Ebitda acumulado do ano foi de R$ 916,7 milhões, com margem Ebitda de 7,5%.

O lucro do semestre totalizou R$ 532,9 milhões, 15,1% acima do registrado no 6M22. Excluindo os efeitos extraordinários, o lucro líquido totalizaria R$294,5 milhões no 2T23 e R$ 525,6 milhões no 6M23.  

As despesas operacionais totalizaram R$966,1 milhões no 2T23, representando 15,0% da receita líquida do período, em linha com o registrado no 2T22. No 6M23, houve diluição de 0,5p.p. 

Tulio Queiroz, vice-presidente de finanças e RI do Grupo Mateus, acredita que a conpanhia deve os resultados à disciplina no acompanhamento semanal dos números. "Temos o ritual de discutir capital de giro toda semana. Ter as metas, distribui-las e executar com muita disciplina. No planejamento de 2023 já havia muita ênfase em capital de giro, margem bruta e desempenho das novas regionais", explicou Sandro Oliveira, vice-presidente de operações e logística do Grupo Mateus. 

Sandro acrescenta ainda que tudo isso é, além da consistência no acompanhamento dos resultados, "fruto do amadurecimento da equipe e da evolução da nossa relação com fornecedores

O executivo ressaltou também o desempenho do parque de lojas que completou um ano. "Essas lojas entregaram Ebtida de 3,7%. Se excluirmos os efeitos do rateio das despesas administrativas, chegaria em 6,7". 

Ilson Mateus, fundador da companhia, disse que as novas lojas inauguradas neste ano já estão performance acima da expectativa, inclusive as quatro abertas agora em julho, acelerando já os resultados do início do segundo semestre. O Grupo Mateus neste 2T23 estreou em Fortaleza, com abertura de dois atacarejos, e inaugurou um supermercado no Maranhão e um Centro de Distribuição na Paraíba. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:        LinkedIn,        Instagram       e        Facebook

 

COMPARTILHAR
TAGS:grupo mateus, resultados 2T23, crescimento margem ebitda, resultados mateus, varejo alimentar, vendas primeiro semestre
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados