SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

19/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA proximidade Pão de Açúcar Mercado Exgtra Compre Bem

GPA retoma crescimento orgânico de lojas e sobe 17,3% em proximidade

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/02/2023

Foto: Divulgação

O GPA registrou no quarto trimestre de 2022 prejuízo líquido consolidado atribuído aos controladores de R$ 1,10 bilhão, revertendo o lucro líquido de R$ 777 milhões obtidos no quarto trimestre de 2021. A receita bruta de vendas no perímetro continuado, excluindo postos, somou R$ 4,9 bilhões, crescimento de 16,8% e 7,3% no conceito mesmas lojas.

[noticiasRelacionadas]

O crescimento mesmas lojas apresentou melhora nas bandeiras Pão de Açúcar, Mercado Extra, Compre Bem e manteve o forte crescimento em Proximidade (+17,3%) na comparação com o terceiro trimestre de 2022. No quatro trimestre, a venda do e-commerce totalizou R$ 448 milhões, crescimento de 7,0% ante o mesmo período de 2021, excluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados. Com isso, a penetração de vendas online total foi de 10,5%.

A margem Ebitda Ajustada foi de 6,1%, explicada pelo impacto do aumento da inflação no lucro bruto. No ano de 2022 a margem Ebitda Ajustada foi de 7,0%.

De acordo com Marcelo Pimentel, diretor presidente do GPA, o ano de 2022 foi marcado pela retomada do crescimento orgânico de lojas: foram 18 novas unidades do Pão de Açúcar já no formato Geração 7, focado no aprimoramento da experiência de compra dos clientes; e inauguração de outras 44 lojas de Proximidade. “Encerramos o ano com a abertura recorde de 72 unidades (entre novas e convertidas), como parte da nossa projeção (guidance) de abrir 300 novos pontos em três anos”, explica.

O executivo ressalta ainda que o ano de 2023 se mostra como promissor, considerando o trabalho que já foi realizado. “Sabemos que ainda temos importantes obstáculos a vencer para alcançarmos a excelência no atendimento, reconquistar o cliente premium e ampliar nossos resultados de maneira rentável e sustentável. Continuamos firmes em nossa missão de nos reconectar com a nossa essência e nosso compromisso com o propósito de alimentar sonhos e vidas”, afirma.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,    Instagram    e    Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, proximidade, Pão de Açúcar, Mercado Exgtra, Compre Bem
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados