SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA resultados conversão Compre bem mercado premium revisão de sortimento

GPA desiste de bandeira para melhorar margens

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/07/2023

Foto: Arquivo SA - loja Mercado Extra - Ricardo Jaffet, em São Paulo

O Grupo Pão de Açúcar registrou redução na margem bruta neste segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, uma queda de 1,8 p.p. O Ebitda ajustado totalizou R$ 299 milhões e a margem Ebitda caiu de 7,4% (2T22) para 6,3% ( -1,1 p.p.) no último trimestre.  

Uma das iniciativas do Grupo para melhorar as margens é a decisão de converter todas as unidades da bandeira Compre Bem em Mercado Extra. São 30 lojas, em meio a cerca de 700 unidades em outros formatos, que saíam do foco da companhia. Oito delas já passaram pela conversão e as demais deverão ser finalizadas em agosto. 

[noticiasRelacionadas]

“As conversões dão a possibilidade de rentabilizar mais a bandeira e melhorar a performance. As lojas já convertidas apresentaram melhorias tanto no NPS quanto nas vendas”, disse Marcelo Pimentel, CEO do GPA, durante teleconferência de resultados realizada hoje (27). 

O executivo ressaltou que os números fazem parte do processo de transição pelo qual estão passando de revisão de sortimento, concluído na bandeira Pão de Açúcar, e que se inicia no Minuto Pão de Açúcar e no Mercado Extra. 

A conversão do Compre Bem deve elevar as margens, já que agora, com a mudança para Mercado Extra, essas lojas terão o sortimento revisto para adequação à bandeira e a inclusão da marca própria Qualitá, que representa 30% das vendas do GPA e traz uma margem mais vantajosa. 

O Grupo está satisfeito com os resultados obtidos, pois, apesar do prejuízo nas margens, que já tem uma estratégia de melhoria, os objetivos com as mudanças estão sendo alcançados, como o ganho de share, que avançou 0,8 p.p. no trimestre e tem tido crescido constantemente desde setembro de 2022 . 

O aumento de participação no mercado está pautado principalmente pela expansão da bandeira de proximidade Minuto Pão de Açúcar. Pimentel acredita na diferenciação da rede em meio à expansão do segmento, pois a do Grupo oferece uma proposta de valor com um sortimento mais premium.

Mesmo diante da concorrência acirrada, o GPA mantém uma meta audaciosa de expansão por bairros mais nobres da cidade de São Paulo e, quando esgotarem as oportunidades nessa praça, começará a investir em outras em que a companhia atua com as demais bandeiras. 

A receita bruta totalizou R$ 4,7 bilhões, tendo um aumento de 16,7%, e mesmas lojas cresceram 6,4%, com destaque para a bandeira Pão de Açúcar, que apresentou um crescimento de 8,6% com melhora pelo quinto trimestre consecutivo.

Uma das mudanças que impactou nos resultados foi parte dessa revisão de sortimento que excluiu 10% dos SKUs que não eram vendidos, chegando a passar 12 meses nas prateleiras. Nessa deslistagem, os produtos foram vendidos a preços atrativos com margem reduzida, influenciando na margem geral.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn,         Instagram        e         Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, resultados, conversão, Compre bem, mercado premium, revisão de sortimento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados