GPA aposta em relacionamento com fornecedores que agrega valor à parceria

Avaliação:

(9 Avaliações)

Por Alessandra Morita, head de conteúdo da SA+ Ecossistema de Varejo -

Marcelo Pimentel, CEO da companhia, tem participado de reuniões de JPB (Joint Business Plan) com seus pares da indústria

Foto: Arquivo SA+

“O Pão de Açúcar é uma joia e ter acesso às suas prateleiras é um desejo dos fornecedores”. Com essa afirmação, Marcelo Pimentel, CEO do GPA, falou sobre o atual momento de parceria com as indústrias, durante coletiva de imprensa para o relançamento do programa de fidelidade Mais. Segundo ele, devido à estratégia adotada para recuperar a bandeira, a quantidade de lançamentos feitos nas lojas da marca tem sido “fenomenal”. “A cada semana tem novidade exclusiva na bandeira”, comentou.

O executivo também contou que tem participado de reuniões de JBP (Joint Business Plan) com seus pares da indústria. “Tem ficado claro o interesse pelo Pão de Açúcar”, reforçou Pimentel. Entre as razões para isso, está o fato de a rede contar com um grupo de consumidores premium, que vão às lojas da bandeira com regularidade e são duas vezes mais lucrativos do que a média.

É esse nicho que o novo programa de fidelidade Mais vai focar (acesse aqui matéria sobre o tema).  Para isso, os participantes foram segmentados conforme frequência e volume de compras. Dessa forma, o nível básico é o Cliente Mais, seguido pelo Cliente Gold e, na sequência, pelo Cliente Black – grupo que conta com mais mimos e privilégios.

Foto: Arquivo SA+

Para realizar ações customizadas aos participantes, a companhia está negociando com os fornecedores. As parcerias se refletem também no APP do programa. Um exemplo é a área dedicada ao momento churrasco, 100% em conjunto com o fornecedor. “Dessa forma, em vez de a indústria investir em uma bola de canhão no mar aberto, conseguimos direcionar as ações para as pessoas que compram produtos específicos”, explicou Pimentel.

Com isso, é possível apontar os clientes que consomem, por exemplo, cerveja especial ou uma versão intermediária da bebida, com potencial para fazer upgrade. O mesmo pode ser feito a fim de incentivar o consumidor a comprar uma carne diferente da que está acostumado para o churrasco. “Estamos evoluindo para um relacionamento com a indústria que agrega mais valor e construindo um modelo de negócio que vai beneficiar toda a cadeia”, explicou o CEO.

A possibilidade de customizar as iniciativas promocionais na bandeira tem ajudado a companhia a recuperar margem comercial, impactada com a queda do volume em função da saída do formato de hipermercados. A essa estratégia somam-se outras (clique e saiba mais), como o ajuste do sortimento, cujo foco são os perecíveis. O objetivo é que esses produtos alcancem uma penetração média de 50% nas lojas do Pão de Açúcar. Mas há filiais em que essa meta é superada, a exemplo da unidade 1, localizada na avenida Brigadeiro Luís Antônio, na capital paulista, onde esses itens alcançam 57%.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,     Instagram     e     Facebook 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade