ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27/01/2025
Governo quer acabar com cobrança de INSS sobre folha salarial
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/04/2019
A equipe econômica do governo federal prepara proposta de reforma tributária que pode trocar cinco impostos federais por cobrança única. De acordo com Marcos Cintra, secretário da Receita Federal, a ideia é ter, a partir de 2020, "tributos mais eficientes e simplificados". Podem ser fundidos em apenas uma cobrança os seguintes impostos: PIS, Cofins, IPI, uma parte do IOF e, possivelmente, a CSLL.
[noticiasRelacionadas]
Outro ponto da proposta de reforma também pretende acabar com a contribuição ao INSS paga atualmente pelas empresas sobre a folha de pagamento. Em compensação, duas propostas são avaliadas: uma delas é a criação de um imposto sobre todos os meios de pagamentos, como cartões, cheques e até dinheiro em espécie. Outra possibilidade é de elevação adicional na alíquota do imposto único.
A intenção da equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro é desonerar de forma permanente a folha de pagamento em todos os setores da economia. Caso esse ponto seja mantido no texto e a reforma tributária consiga aprovação, não haverá mais incidência de tributos sobre salários.
No início deste mês, os poderes Executivo e Legislativo retomaram o debate sobre a reforma tributária. A intenção do Palácio do Planalto é encaminhar em maio o projeto finalizado da reforma para apreciação do Congresso.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !