Gestores subestimam a capacidade de disrupção do digital
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/01/2019
Em muitas empresas, os líderes não têm clareza da importância da estratégia digital. É o que mostra um artigo da McKinsey & Company , publicado no site da empresa e escrito por Tanguy Catlin e Shannon Varney, sócio sênior e sócio-associado no escritório de Boston, e por Laura LaBerge, diretora sênior da prática digital, do escritório de Stamford. A análise considera que os gestores subestimam o nível de disrupção gerado pelo digital e negligenciam a velocidade com que ele está mudando a competitividade nas empresas. Os especialistas da McKinsey acreditam que, para mudar isso, as lideranças precisam vencer quatro batalhas. Confira os principais pontos de cada uma:
[noticiasRelacionadas]
-
Combata o desconhecimento
Muitos executivos sem familiaridade com o digital se arriscam investindo em tecnologias que parecem interessantes, mas não são relevantes para o negócio. Acabam também apostando em tecnologias duplicadas, fragmentadas e com baixa escala. Para evitar isso, uma recomendação é criar uma academia digital que visa educar os gestores sobre a importância das tendências digitais e das tecnologias, além de incentivar a realização de fóruns para os líderes trocarem ideias
-
Combata o medo
É importante realizar os primeiros movimentos na direção de um negócio digital. Com esse intuito, muitos executivos fazem grandes apostas, constroem novos negócios e transferem recursos de antigas prioridades. Mas as mudanças geram medo no time, o qual precisa ser combatido. Uma maneira é cobrar a equipe a se esforçar para realizar a transição digital com a mesma firmeza que se cobrariam melhorias em processos. É importante oferecer a todos ferramentas e suporte necessários, dando confiança a todos
-
Combata o “achismo”
Perseguir uma estratégia digital envolve dar saltos em conhecimento. Simultaneamente, você precisa ingressar em novas áreas e identificar a existência de oportunidades com novas tecnologias. Além de iniciar um movimento de transição digital, é preciso fazê-lo mais rápido que seus concorrentes. Porém, a combinação de complexidade com necessidade de ser rápido aumenta o “achismo” e leva a iniciativas precipitadas e pobremente avaliadas. Uma maneira de evitar isso é embasar as decisões estratégicas em projeções que mostram os resultados que o investimento em tecnologia irá produzir
-
Combata a dispersão
Estratégia digital efetiva exige foco, mas o caminho apresenta riscos de dispersão de esforços. Dois conceitos podem ajudar as empresas. O primeiro é contar com iniciativas para cada momento da digitalização: o de semear, nutrir, crescer e colher. O segundo é realizar efetivamente grandes movimentos, realocar significativamente os recursos, realizar investimentos saudáveis, ampliar radicalmente a produtividade e ter disciplina na realização de fusões e aquisições
Fonte: artigo “Digital strategy: The four fights you have to win” (Estratégia digital: 4 batalhas que você precisa vencer, em tradução livre - www.mckinsey.com)
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram