SA+ Ecossistema de Varejo

Transformação Digital Disrupção Líderes

Gestores subestimam a capacidade de disrupção do digital

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/01/2019

Em muitas empresas, os líderes não têm clareza da importância da estratégia digital. É o que mostra um artigo da McKinsey & Company , publicado no site da empresa e escrito por Tanguy Catlin e Shannon Varney, sócio sênior e sócio-associado no escritório de Boston, e por Laura LaBerge, diretora sênior da prática digital, do escritório de Stamford. A análise considera que os gestores subestimam o nível de disrupção gerado pelo digital e negligenciam a velocidade com que ele está mudando a competitividade nas empresas. Os especialistas da McKinsey acreditam que, para mudar isso, as lideranças precisam vencer quatro batalhas. Confira os principais pontos de cada uma:

[noticiasRelacionadas]

  • Combata o desconhecimento

Muitos executivos sem familiaridade com o digital se arriscam investindo em tecnologias que parecem interessantes, mas não são relevantes para o negócio. Acabam também apostando em tecnologias duplicadas, fragmentadas e com baixa escala. Para evitar isso, uma recomendação é criar uma academia digital que visa educar os gestores sobre a importância das tendências digitais e das tecnologias, além de incentivar a realização de fóruns para os líderes trocarem ideias

  • Combata o medo

É importante realizar os primeiros movimentos na direção de um negócio digital. Com esse intuito, muitos executivos fazem grandes apostas, constroem novos negócios e transferem recursos de antigas prioridades. Mas as mudanças geram medo no time, o qual precisa ser combatido. Uma maneira é cobrar a equipe a se esforçar para realizar a transição digital com a mesma firmeza que se cobrariam melhorias em processos. É importante oferecer a todos ferramentas e suporte necessários, dando confiança a todos

  • Combata o “achismo”

Perseguir uma estratégia digital envolve dar saltos em conhecimento. Simultaneamente, você precisa ingressar em novas áreas e identificar a existência de oportunidades com novas tecnologias. Além de iniciar um movimento de transição digital, é preciso fazê-lo mais rápido que seus concorrentes. Porém, a combinação de complexidade com necessidade de ser rápido aumenta o “achismo” e leva a iniciativas precipitadas e pobremente avaliadas. Uma maneira de evitar isso é embasar as decisões estratégicas em projeções que mostram os resultados que o investimento em tecnologia irá produzir

  • Combata a dispersão

Estratégia digital efetiva exige foco, mas o caminho apresenta riscos de dispersão de esforços. Dois conceitos podem ajudar as empresas. O primeiro é contar com iniciativas para cada momento da digitalização: o de semear, nutrir, crescer e colher. O segundo é realizar efetivamente grandes movimentos, realocar significativamente os recursos, realizar investimentos saudáveis, ampliar radicalmente a produtividade e ter disciplina na realização de fusões e aquisições

Fonte: artigo “Digital strategy: The four fights you have to win” (Estratégia digital: 4 batalhas que você precisa vencer, em tradução livre - www.mckinsey.com)

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   e   Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Transformação Digital, Disrupção, Líderes
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Digital SignageDigital Signage

Aliar tecnologia à experiência do cliente garante aumento na lucratividade e maior produtividade ao trade

Loja Adobe Stockcanal digital

E-commerce cresce na receita e varejistas buscam alternativas para atender à demanda crescente

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semanaGestão e negócios

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semana

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo onlineVarejo Online

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados