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01/06/2025
Gastos em atacarejos e micromercados cresceram 22% e 77%, respectivamente, no 1º trimestre
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/05/2023
Foto: Divulgação
Pesquisa Análise do Comportamento do Consumo, realizada pelo Itaú Unibanco, mostra que os gastos nos atacarejos e micromercados cresceram no primeiro trimestre do ano. No caso do atacarejo, a expansão foi de 21%, na comparação com o mesmo período de 2022, acompanhados de alta de 22% na quantidade de transações realizadas nestes estabelecimentos. O tíquete médio das compras realizadas por pessoas físicas (que representam 96% do share) é de R$ 348, e pessoas jurídicas (4% das compras), de R$ 950.
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O perfil de consumidor neste segmento são pessoas com renda entre 2 e 4 salários-mínimos, e 59% das compras são realizadas fora das capitais, especialmente nas cidades de regiões metropolitanas ou interior -- Guarulhos, Campinas e Santo André, todas no estado de São Paulo, lideram o ranking. Mudança de comportamento em relação aos últimos anos, mostra que os solteiros passaram a representar 52% das compras, ultrapassando quem tem estado civil casado (que lideravam até 2021).
Já no caso de minimercados, a quantidade de transações teve alta de 77% nos três primeiros meses de 2023, enquanto o valor transacionado subiu 64% no período, com tíquete médio de R$ 37. Os solteiros (62%) são os que mais consomem, e têm renda entre 4 e 8 salários. A grande maioria das compras são realizadas em capitais (72%), com São Paulo liderando, seguida por Brasília e Curitiba. A análise identificou ainda que os dias em que este público mais consome nos micromercados são aos finais de semana, no período da noite.
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