ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Faturamento da Páscoa pode superar nível pré-pandemia
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/03/2022
Foto: Divulgação
Análise da GS Ciência do Consumo, especializada em inteligência de dados do varejo, que levantou dados de compra de chocolates desde o início do ano até 13 de março, mostra que o faturamento da Páscoa este ano pode superar o nível pré-pandemia. No acumulado no ano, as vendas já foram 13,6% maiores do que as registradas em 2019 nas quatro semanas que antecedem o domingo de Páscoa.
[noticiasRelacionadas]
O estudo mostra também que o número de unidades registrou um aumento de 3,7% nas vendas, e, consequentemente, o preço médio de vendas (9,5%) acabou contribuindo para o aumento das vendas no período.
De acordo com o Head de Inteligência da GS, Evandro Alampi, a antecipação do início das vendas de ovos de Páscoa frente aos anos anteriores, pode ter incrementado mais cedo as vendas em 2022. “A hipótese mais provável é que o adiamento do Carnaval possa ter acelerado o preparo das lojas para a próxima data sazonal do varejo alimentar, o que já resulta em números importantes para o setor”, avalia.
Outro ponto que pode estar contribuindo para a performance é o retorno da frequência dos consumidores ao comércio físico e a retomada dos encontros sociais e familiares aproveitando o ovo de Páscoa como uma opção de presente temático. É esperado desempenho positivo dos ovos de Páscoa nos próximos 30 dias com maior expressão na semana que antecede a data comemorativa (de 10 a 16/04), o que reflete a importância do item na data.
Ainda segundo a análise, as compras de ovos de Páscoa se caracterizaram por compras tipo conveniência (compras menores, vendas mais rápidas), seguida das compras de reposição e emergência (compras menores ou apenas um item), indicando compras de última hora. Já o perfil do consumidor, em sua maioria, são homens com idade entre 30-49 anos.
O estudo teve como foco levantar os principais indicadores de vendas, as tendências para 2022 e o perfil e hábitos de compras do consumidor nessa importante data sazonal para o varejo alimentar. “O varejista que antecipou a apresentação diversificada dos ovos de Páscoa na sua loja e não se esqueceu de contemplar opções mais acessíveis para o bolso do consumidor, como caixas de bombons e barras de chocolates, poderá colher bons resultados este ano”, conclui Alampi.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes
