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Estudo da Mastercard revela que 57% das empresas brasileiras são alvos de fraudes e ataques digitais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/06/2021

Foto: istock

Pesquisa realizada pela Mastercard em parceria com o Instituto Datafolha mostra que 57% das empresas dos setores de varejo, educação, financeiro e seguros, tecnologia e Telecom e saúde, são alvo de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência e que apenas 32% das empresas entrevistadas possui uma área própria de cibersegurança.

O levantamento mostra que 80% dos entrevistados consideram a cibersegurança importante e 39% vêem o tema como prioridade. Embora a maioria das empresas tenha dito que tem um plano de resposta em caso de ataque cibernético, apenas um terço fez algum tipo de teste preventivo nos três meses que antecederam à realização da pesquisa.

Entre os setores analisados, finanças e seguros e tecnologia e Telecom aparecem como os mais preparados em cibersegurança, enquanto educação e saúde ainda apresentam muita vulnerabilidade. Para as empresas consultadas, o departamento financeiro e o banco de dados de seus clientes são as áreas mais suscetíveis a ataques de hackers, e 11% delas afirmaram ter sofrido algum tipo de ataque no ano passado.

As empresas acreditam ainda que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trará mais benefícios do que prejuízos para as organizações.

"Investir em cibersegurança é importante para trazer confiança para gestão dos negócios e credibilidade diante de clientes e parceiros. Hoje, mais do que nunca, os consumidores desejam interações simples, rápidas e seguras com quem se relacionam online. Por isso, cabe às organizações endereçarem este ponto internamente", afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard.

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TAGS:Mastercard, DataFolha, LGPD, cibersegurança
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