02/04/2025
Oportunidade: mais de 60 milhões de brasileiros já se consideram veganos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/03/2025

Foto: Adobe Stock
O Instituto Datafolha, a pedido da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), divulgou dados do seu último levantamento que indicam que 7% da população brasileira concorda totalmente ou parcialmente que é vegana, ou seja, não consomem nada de origem animal – seja na alimentação, vestuário, cosméticos, etc.
Isso representa cerca de 63,7 milhões de pessoas, considerando a estimativa do IBGE da população brasileira em julho do último ano.
O estudo também indica que a incidência é maior para as classes C, D e E, e para as pessoas acima dos 45 anos.
O percentual está de acordo com a tendência mundial. Para se ter uma ideia, a população vegana triplicou nos EUA entre 2004 e 2019. Além disso, na Índia 11% das pessoas já aderiram ao estilo de vida, enquanto no Canadá esse percentual alcança 10%. Na Europa o caso não é tão diferente, e 3,4% da população já se considera vegana.
Outra pesquisa, também encomendada pela SVB e realizada em 2018 pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), demonstrou que 14% da população brasileira se identificava como vegetariana (não consomem carnes). Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro o percentual sobe para 16%. O mesmo levantamento também indicou que 55% dos brasileiros consumiram mais itens veganos se estivessem indicados na embalagem.
A tendência também já pode ser observada no varejo alimentar, com um mix cada vez maior de alimentos, bebidas e ingredientes que não possuem origem animal. Um exemplo é o Flex Atacarejo, que vem incluindo ao seu portfólio snacks, leites vegetais, alternativas à carne, grãos e até bebidas alcoólicas veganas. Com isso, a empresa apresentou aumento de 96% nas vendas de produtos veganos e vegetarianos em 2024.
Notícias relacionadas

Grupo Marilan adquire indústria com mais de 40 anos de história

Investimentos comerciais no varejo alimentar aumentaram 15% em 2024

Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendas
