Oportunidade: mais de 60 milhões de brasileiros já se consideram veganosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

5 comportamentos de consumo que o varejo precisa conhecer hoje

12/05/2025

NEWSLETTER

Oportunidade: mais de 60 milhões de brasileiros já se consideram veganosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa Alimentos VeganosInstituto DatafolhaSVB Vegetariano

Oportunidade: mais de 60 milhões de brasileiros já se consideram veganos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 31/03/2025

Leites veganos

Foto: Adobe Stock

 

O Instituto Datafolha, a pedido da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), divulgou dados do seu último levantamento que indicam que 7% da população brasileira concorda totalmente ou parcialmente que é vegana, ou seja, não consomem nada de origem animal – seja na alimentação, vestuário, cosméticos, etc. 

Isso representa cerca de 63,7 milhões de pessoas, considerando a estimativa do IBGE da população brasileira em julho do último ano.  

O estudo também indica que a incidência é maior para as classes C, D e E, e para as pessoas acima dos 45 anos.

 

O percentual está de acordo com a tendência mundial. Para se ter uma ideia, a população vegana triplicou nos EUA entre 2004 e 2019. Além disso, na Índia 11% das pessoas já aderiram ao estilo de vida, enquanto no Canadá esse percentual alcança 10%. Na Europa o caso não é tão diferente, e 3,4% da população já se considera  vegana.

 

Outra pesquisa, também encomendada pela SVB e realizada em 2018 pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), demonstrou que 14% da população brasileira se identificava como vegetariana (não consomem carnes). Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro o percentual sobe para 16%. O mesmo levantamento também indicou que 55% dos brasileiros consumiram mais itens veganos se estivessem indicados na embalagem

 

A tendência também já pode ser observada no varejo alimentar, com um mix cada vez maior de alimentos, bebidas e ingredientes que não possuem origem animal. Um exemplo é o Flex Atacarejo, que vem incluindo ao seu portfólio snacks, leites vegetais, alternativas à carne, grãos e até bebidas alcoólicas veganas. Com isso, a empresa apresentou aumento de 96% nas vendas de produtos veganos e vegetarianos em 2024.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Alimentos Veganos,Instituto Datafolha,SVB, Vegetariano
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockESG

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Super ABC - Mercearia - PãesPesquisa

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

Corredor de supermercado - adobe stockPesquisa

Nordeste, Norte e Sul superam a média nacional em vendas do varejo alimentar

Dalben - HortifrútiPesquisa

SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados