Especialistas mostram como gerir a inovação
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/10/2018
Uma mesa redonda sobre como implantar na prática gestão, inovação e liderança na era 4.0 fechou a primeira edição do Fórum Nacional de Integração Varejo & Indústria, com mediação de Sergio Alvim, CEO de SA Varejo.
[noticiasRelacionadas]
Fim da departamentalização
Fundador da Rock On Advisors , consultoria especializada no meio digital, Paulo Sergio Silva lembrou que a indústria não vai mais ditar o que o público consome. Com experiências como ex-ceo do Walmart.com no Brasil e co-fundador do Terra, o especialista defendeu que as companhias, inclusive as de varejo, devem trocar a antiga departamentalização por uma estrutura mais ampla, com profissionais de atuação multifuncional e foco irrestrito na inovação. Ele também acredita que as empresas precisam olhar para frente e entender rapidamente as frequentes mudanças de mercado e nos hábitos de consumo. “Não adianta mais olhar os últimos três anos nem começar de uma base zero”, afirmou Paulo Sergio Silva.
“App do Pão de Açúcar vai valer mais do que todas as lojas”
“O problema do Brasil não é o desemprego, é o desempregado”, com essa provocação, Romeo Deon Busarello sacudiu o público ao mostrar que cabe a cada profissional se preparar para as novas exigências de um mundo altamente conectado, no qual novas demandas e problemas a serem resolvidos chegam a todo instante. Para mostrar como o cenário atual é de novos paradigmas, o diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa lembrou que a empresa em que trabalha já vendeu mais R$ 40 milhões em imóveis pagos com a criptomoeda bitcoin. No cenário do varejo, Busarello destacou que, em breve, o aplicativo do Pão de Açúcar vai valer mais do que todas as lojas da bandeira de supermercados. “No futuro, em vez de uma marca patrocinar a Copa do Mundo na Globo, vai preferir investir para entrar no app do Pão de Açúcar”.
Informação na palma da mão
O Google também marcou presença no evento, com seu diretor de negócios no Brasil, Guilhermo Bressane. Ele ressaltou que são mais de 210 milhões de smartphones ativos no Brasil, e a influência deles nas relações de consumo não para de aumentar. Um exemplo é que 79% dos consumidores se consideram imediatistas e 92% estão conectados à internet e tecnologia. Com informação na palma das mãos, 96% planejam antes de comprar. O executivo citou dados das buscas no Google que mostram crescimento de 248% nas pesquisas por preço e promoções.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !