SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gomes da Costa é a mais lembrada pelos supermercadistas de todo o Brasil nas categorias de atum e sardinha em conserva

25/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Emprego Renda Economia USP Desemprego Trabalho

Especialista vê indícios de virada positiva na geração de empregos no Brasil

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/09/2019

A informação mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que foram gerados 121 mil postos de trabalho formais no Brasil em agosto. O número pode não parecer tão expressivo em um país com mais de 12,6 milhões de desempregados, no entanto confirma o quinto mês consecutivo com saldo positivo na criação de vagas de emprego, e o melhor resultado para agosto em seis anos.

[noticiasRelacionadas]

Hélio Zylberstajn, professor de economia da USP, analisa que o crescimento é pequeno, porém gradual. Especialista no assunto e coordenador do Salariômetro , ele lembra que o resultado do oitavo mês deste ano superou em 11% o registrado no mesmo período de 2018, desempenho bem acima da média de todo o ano de 2019, que registra até aqui avanço de 4,3% na comparação com o cenário que era registrado neste mesmo momento do ano passado.

Crescemos um pouquinho em 2018, um pouco mais neste ano e a vantagem está se acelerando", resume o professor, para quem os dados mais recentes do Caged podem indicar uma virada no mercado de trabalho.

Vagas formais x Informalidade

Com base em dados da Pnad Contínua, apurados pelo IBGE considerando empregos formais e informais, Hélio Zylberstajn observa que o principal crescimento da ocupação ainda é proveniente das chamadas "relações de trabalho atípicas", nas quais se enquadram profissionais autônomos, PJs, empreendedores individuais. Na avaliação do especialista, há duas hipóteses mais prováveis para isso, e ainda não há como dizer com certeza qual delas predomina.

A primeira indicaria mudança de padrão no mercado de trabalho, com possibilidade de piora em razão do desaparecimento de empregos de melhor qualidade. A segunda seria o fato de as empresas estarem receosas em formalizar contratações por ainda não terem certeza sobre a recuperação econômica, o que incentivaria acordos não formais com colaboradores. Caso predomine essa segunda possibilidade, o cenário será, de fato, de recuperação, já que trata-se de um processo natural em momento assim o crescimento começar pela informalidade para depois se tornar mais forte nas vagas formais.

Reajustes acima da inflação

O fato é que os últimos meses revelam, aos poucos, elevação de vagas formais e  também de ocupações atípicas. Outro dado positivo, conforme destaca o professor da USP, é que a maior parte dos reajustes no primeiro semestre deste ano ficaram acima da inflação, o que indica ganho real aos trabalhadores. "A inflação baixa mantém o poder de compra, e está permitindo reajustes acima dela, com um pequeno ganho", explica Hélio Zylberstajn.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   e   Facebook   !

  

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Emprego, Renda, Economia, USP, Desemprego, Trabalho
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Fortaleza vive expansão de supermercados, shoppings e academiasVarejo em Fortaleza

Fortaleza vive expansão de supermercados, shoppings e academias

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejoSustentabilidade no Varejo

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejo

Cencosud Inspira com ações contra o desperdício de alimentosSustentabilidade no Varejo

Cencosud Inspira com ações contra o desperdício de alimentos

Assaí amplia operações na Grande São Paulo e inaugura primeira loja em BarueriExpansão Assaí

Assaí amplia operações na Grande São Paulo e inaugura primeira loja em Barueri

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados