SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

sbp inseticidas reckitt flora matinset J&J

Entenda quais são as oportunidades no varejo com o período de viagens e comemorações

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/11/2022


Foto: iStock

Viagens e encontros com amigos e familiares estão entre as prioridades do consumidor para aproveitar melhor seus dias durante o verão. Para entender as oportunidades no varejo, ouvimos fornecedores de algumas das principais categorias presentes nas lojas. 

Protetor solar

Nivea

Vendas


“Temos grandes expectativas para o verão de 2022/2023, pois será a nossa primeira temporada com a população mais protegida contra a Covid-19 e confortável para aproveitar ao ar livre. Por isso a previsão é de uma forte retomada das vendas de protetores solares”
Melina Navarro - Gerente de categoria Nivea Sun

Produtos
Os mais vendidos da categoria durante a temporada de verão são os protetores corporais de alto fator de proteção. Entre os destaques da marca estão a linha Nivea Sun Protect & Bronze, que protege e estimula a melanina da pele; o Nivea Sun Beauty Expert, com fórmula leve e não oleosa e FSP 50; e os produtos infantis. Para este verão, a Nivea complementa seu portfólio com os seguintes lançamentos: linha facial Nivea Sun Tripla Proteção, que traz benefícios de skincare e ingredientes ativos, como ácido hialurônico, extrato de rosa, sílica, sal do Himalaia e algas marinhas; e o Nivea Sun Pós-sol reparador, uma loção de fórmula suave e calmante com Bio-Aloe Vera e antioxidante que previne a vermelhidão da pele e promove alívio instantâneo. Outras novidades estão na marca para crianças e bebês Brincando na Água, que tem produtos resistentes à água, areia e ao suor, sendo ideal para praia, piscina e esportes, além da Babies & Kids, desenvolvida para a pele sensível a partir de seis meses de idade.

Johnson & Johnson

Produtos
Para a marca Neutrogena, o destaque é a linha Derm Care, que oferece protetores solares faciais com complexo antioxidante. Os produtos estão disponíveis nos FPS 30 e 70, sendo que essa última versão traz produtos com cor em três tonalidades (pele clara, morena e negra) e tem efeito base, de alta fixação, além da opção sem cor. Já com a marca Neostrata, a Johnson & Johnson apresenta a linha Minesol Oil Control, que contém ativos em sua formulação para garantir uma ação antioleosidade e antissinais pró-colágeno. Os produtos contam com a tecnologia Feverfew, antioxidante cinco vezes mais potente que a vitamina C no combate aos radicais livres. O resultado são protetores solares que, com uso contínuo, ajudam na correção das rugas e linhas finas, deixando a pele mais lisa, firme e uniforme. Disponível em quatro tonalidades (claro, médio claro, médio escuro e escuro), além da versão sem cor, a linha oferece proteção contra radiações UVA, UVA longo, UVB, luz visível, poluição e radicais livres.

Execução
Segundo Flavia Marchese, head de marketing das marcas de proteção solar da Johnson & Johnson, para obter sucesso nas vendas é preciso primeiro analisar os produtos que estão sendo oferecidos na loja. “O primeiro passo é entender o papel de cada marca para o consumidor. É necessário ainda entender o valor e benefícios entregues nos produtos e, por fim, fazer uma revisão dos itens ofertados, garantindo que o consumidor encontre o que ele busca”, recomenda ela. Trabalhar bem a comunicação e exposição também é fundamental, garantindo visibilidade aos produtos tanto no ponto natural quanto nos pontos extras criados para a estação.

“A exposição de protetores deve iniciar com produtos faciais, pois têm maior valor agregado, seguidos de protetores infantis, corporais e finalizar com bronzeadores, dentro de um bloco de marca. Quanto às embalagens e aos fatores de proteção, exponha dos maiores para os menores. Essa ordem estimula um tíquete médio maior para a categoria”
Flavia Marchese - Head de marketing das marcas de proteção solar da Johnson & Johnson

Inseticidas

Flora

Vendas
Nas regiões Sul e Sudeste, 60% das vendas ocorrem entre os meses de outubro e março, o que significa um crescimento médio de 50% na procura em comparação com os demais meses do ano. “O aumento no consumo é diretamente influenciado pelo clima, afinal, a combinação de chuvas e temperaturas mais altas favorece a reprodução de insetos, como baratas, moscas, formigas e, principalmente, do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela”, explica Roberto Fernandes, diretor de vendas e marketing de inseticidas da Flora.

Produtos
Nesta temporada, a aposta é a linha Mat Inset, com produtos que oferecem proteção de acordo com o perfil e a necessidade do consumidor. Para uso contínuo, a empresa disponibiliza os aparelhos elétricos (pastilha e líquido), indicados para áreas internas, e o espiral repelente, recomendado para áreas externas. Já as opções de aerossóis ajudam no combate imediato dos insetos.

Execução
Boas vendas são sinônimo de mix e exposição. “Com variedade, o varejo consegue atender as diferentes ocasiões de consumo, aumentando a cesta de compras do consumidor e conquistando um tíquete médio maior”, diz Fernandes. O porta-voz também recomenda criar ilhas na entrada da loja e exposições no corredor de limpeza.

“Exposições adicionais ressaltam a importância da categoria e trazem bons resultados de sell out nesse período”
Roberto Fernandes - Diretor de vendas e MKT de inseticidas da Flora

Reckitt

Vendas
“Esperamos que a temporada de SBP seja mais forte quando comparada ao mesmo período de 2021”, prevê Guilherme Bianchi, gerente de marketing para a categoria de repelentes da Reckitt Hygiene Comercial. O executivo aposta nos índices pluviométricos do período e na sazonalidade: segundo dados da Nielsen Retail, as vendas de inseticidas crescem, em média, 40% durante a temporada de verão, que vai de outubro a março.

Produtos
Inseticidas em aerossol, repelentes elétricos de tomada e repelentes corporais são os produtos mais procurados pelos consumidores no verão. Para a temporada, a marca SBP apresenta dois lançamentos: SBP Ultra, inseticida aerossol que garante uma barreira de 12 semanas de proteção, eliminando rapidamente insetos rasteiros e até escorpiões; e SBP Cheiro Suave, novidade para o segmento de repelentes elétricos, que pode ser usado em ambientes com bebês a partir de seis meses.

Execução
Para maximizar os resultados, a empresa recomenda expor o portfólio de inseticidas com outros produtos que são destaque no período mais quente do ano.

“Uma exposição que une repelentes e inseticidas a outras categorias sazonais, como a de protetores solares, é uma prática muito utilizada para alavancar as vendas no período”
Guilherme - Bianchi - Gerente de marketing

Fotos: Divulgação

Leia também:

Comer:   Saiba quais são os alimentos mais buscados no verão

Beber:   Seja para se refrescar ou para relaxar e se divertir, as bebidas são a grande estrela do verão

Matéria originalmente publicada na edição de Novembro/Dezembro da SA Varejo

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,    Instagram      e   Facebook

 

COMPARTILHAR
TAGS:sbp, inseticidas, reckitt, flora, matinset, J&J, neutrogena, protetor solar, nivea
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Guilherme Cardoso e Lucia Albuquerque na ReckittGestão e negócios

Reckitt anuncia novos diretores de vendas e marketing no Brasil

energia solar SearaSeara

70% das granjas da Seara usam energia solar

Forte Atacadista aposta em energia solar para expansão sustentávelEnergia Solar

Fort Atacadista investe em energia solar e eficiência sustentável

Inseticidas Mat Inset, execução no PDVIndústria

Coty e Flora compartilham dicas e novidades para o verão

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados