20/02/2025
Entenda melhor o consumidor de proteína vegetal
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/01/2020
Carne vegetal. É assim que o consumidor busca na internet quando quer saber mais sobre as chamadas proteínas vegetais ou plant based. Segundo o Google, essa é a principal forma de procura do tema, cuja busca cresceu nada menos do que 150% nos últimos quatro anos.
[noticiasRelacionadas]
Segundo Marco Bebiano, diretor para bens de consumo e tecnologia do Google, a jornada de conhecimento das pessoas sobre a carne vegetal consiste de quatro etapas:
Busca por conhecimento (37% dos consumidores)
Nessa etapa, as buscas consistem em tirar as muitas dúvidas do consumidor sobre terminologias da alimentação à base de proteína vegetal. É nessa fase que ele passa a conhecer os conceitos relacionados ao assunto
Busca por produtos (36% dos consumidores)
Essa fase é marcada pela procura por produtos segmentados e que se enquadrem nesse estilo de alimentação
Busca por receitas (27% dos consumidores)
Aqui, o consumidor quer saber como preparar receitas do dia a dia que não levem carne
Busca por lugares (4% dos consumidores)
Essa é a fase mais evoluída, na qual a pessoa já tem conhecimento de todo o processo que envolve a alimentação vegetal. As buscas passam a ser por estabelecimentos especializados nessa alimentação, como restaurantes, padaria, açougues, supermercados e outros comércios
Quatro perfis de consumidores de plant based
Eles foram identificados por Cinthia Antonaccio, CEO da Equilibrium, cuja proposta é ajudar indústrias de bens de consumo a construir relações com consumidores, influenciadores e colaboradores
Curioso: experimenta produtos à base de plantas por ter um perfil explorador
Flexitariano: está em transição, por isso oscila dias em que come carne e dias em que não come, embora esteja aumentando o consumo de produtos de origem vegetal
Vegetariano: não consome carne ou outros produtos animais, porém itens como mel e laticínios estão na sua lista de compras
Vegano: não come nenhum alimento de origem vegetal ou que tenha sido testado em animais
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Vendas de alimentos proteicos aumentaram 75% nos últimos 5 anos

Novos modelos de lojas surgem a cada dia para se adequar às rápidas mudanças do consumidor

Natural da Terra lança espaço dedicado a plantas
