SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

JBS BS Biotech Innovation Center Mato Grosso Friboi UFSC proteína cultivada

JBS investe em diferentes frentes para ampliação dos negócios

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/11/2023


Foto: Divulgação

No início dessa semana (20/11) a JBS , uma das maiores empresas de alimentos do mundo, anunciou a retomada das atividades da unidade da Friboi em Diamantino, no Mato Grosso. Em junho, a operação havia fechado após um incêndio. Agora, com capacidade de processamento 2,4 vezes maior que a anterior, essa será uma das maiores fábricas de carne bovina da América Latina

[noticiasRelacionadas]

Para a etapa inicial do empreendimento serão investidos R$ 300 milhões, e, além da ampliação da capacidade de produção, a planta também contará com equipamentos tecnológicos mais modernos e focará em produtos de alto valor agregado e porcionados. 

Assim, em 2024, após a conclusão das obras, a unidade irá dispor de algumas estruturas inéditas como um novo túnel de congelamento, um parque ampliado de embalamento de itens a vácuo e uma área exclusiva para futuras instalações voltadas para linhas específicas de cortes bovinos. 

A longo prazo, o intuito dos investimentos no empreendimento é elevar a oferta de produtos com valor agregado da Friboi.

Proteína cultivada, a carne do futuro

Também no último dia 20, a JBS assinou um memorando que firma uma parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), para cooperação mútua em estudos e pesquisas sobre a proteína cultivada no Brasil. Assim, por meio do JBS Biotech Innovation Center, trabalhos científicos serão executados para acelerar o avanço da indústria nacional no setor.

Com isso, o Centro de Pesquisas de proteína cultivada da empresa se tornará a maior instituição nacional privada de pesquisa em biotecnologia dos alimentos.

Ao todo, o investimento para o projeto soma U$ 62 milhões. Parte desse dinheiro será destinado às obras civis e implantação dos laboratórios e o restante será distribuído para instalação da planta-piloto e ações de longo prazo, como a construção de um módulo básico em escala industrial para demonstração da viabilidade técnico-econômica da proteína cultivada no mercado.

As obras do futuro espaço estão aceleradas e a previsão de inauguração é para 2024. Por enquanto, o Centro opera em um endereço temporário. 

Quando estiver em fase comercial, a proteína cultivada nesses laboratórios chegará aos consumidores na forma de alimentos preparados, como hambúrgueres e almôndegas com qualidade, sabor e textura semelhantes ao da proteína tradicional. Além desses produtos, há também o potencial de produção de frangos, suínos e pescados.

Economia circular

Nesse mês a empresa também inaugurou uma nova planta em seu complexo industrial localizado em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul. O foco do novo empreendimento é a ampliação da produção de colágeno destinado à indústria alimentícia a partir do alvejamento de raspas e aparas de couro.

O complexo conhecido como JBS Couros exporta produtos para os mercados da Ásia, Europa e América do Norte dentro da filosofia “Kind Leather” que tem como objetivo aumentar a economia circular

Guilherme Xandó, CEO da JBS Brasil, explica como essa política funciona na prática. A partir da matéria prima concebida na produção da carne bovina é produzido o couro, e as sobras desse material são transformadas em itens que abastecem a indústria de beleza e nutracêuticos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,    Instagram   e    Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:JBS, BS Biotech Innovation Center, Mato Grosso, Friboi, UFSC, proteína cultivada, Mato Grosso do Sul, economia circular
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Gilberto XandóGestão e negócios

Ex-presidente da JBS Brasil assume cargo de CEO da divisão internacional

JBS - Museu da ImaginaçãoIndústria

JBS promove experiência lúdica com minimercado em Museu

ovos mantiqueira supermercadoIndústria

JBS passa a controlar 50% da Mantiqueira

Super MuffatoExpansão

Grupo Muffato e Rio Sul investem em novas lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados