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16/07/2025
Empresas devem valorizar profissionais da linha de frente
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/08/2020
Muitas empresas priorizam produtos, serviços, tecnologia. Mas se esquecem de algo absolutamente fundamental: as pessoas. É um erro crucial, afinal são elas que estão na linha de frente, sendo responsáveis pela entrega daquilo que os consumidores querem e pagam para ter.
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O ensinamento vem da gestão lean, conforme explicou Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil e Prof. Dr. da Unicamp, em artigo na Época Negócios . "São elas, as 'pessoas que fazem', que podem ou não agregar mais ou menos valor para os clientes e, consequentemente, para a empresa", destacou o especialista.
Picchi explica: nas empresas que adotam o sistem lean, quem realiza trabalhos capazes de agregar valor se torna o centro de tudo. Como resultado, são apoiadas para que suas atividades tragam os melhores resultados possíveis. Essa tranformação envolve, ainda, uma nova postura das lideranças que, por sua vez, passam a atuar como mentores.
Um dos conceitos práticos do lean, conforme explica Flávio Picchi, é a "cadeia de ajuda". Por meio dela, essas "pessoas que fazem" são ajudadas a resolver problemas e a melhorar suas entregas. E na sua empresa, como anda o relacionamento dos gestores com quem está na linha de frente?
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