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21/02/2025
Embalagens otimizadas podem contribuir para o relacionamento entre marca e cliente
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/02/2022
Foto: istock
Estudo desenvolvido pela Sealed Air, líder em fabricação de embalagens, mostrou que o consumidor está preocupado com as embalagens utilizadas pelo e-commerce de marcas que vendem direto para o consumidor, sistema conhecido como D2C (direct to consumer).
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Os pontos levantados pelo cliente que compra em canais das marcas fabricantes são: embalagens de tamanho adequado para o produto, redução de excesso de material, segurança, identificação e comunicação com a marca. Consumidores acreditam que 75% a 90% do espaço da embalagem devem ser preenchidos com o produto pedido. Eles esperam que produtos que não são frágeis, como roupas, sejam entregues em embalagens flexíveis como envelopes de proteção, e não em sistemas rígidos como caixas de papelão. O estudo apontou que 80% dos consumidores ficam satisfeitos em receber seu pedido em envelopes de proteção, os famosos mailers.
“Quando não se otimiza material, seja plástico ou papel, é gerado um desconforto para os consumidores que tem que fazer o descarte do pacote, muitas vezes, grande. E isso causa frustração como parte da experiência do cliente, principalmente quando ele realiza compras online com frequência,” comenta Flávia Moreira, gerente de Marketing da Sealed Air para os mercados de indústria e fulfillment na América Latina.
Para a executiva, é possível aprimorar o sistema de proteção nos centros de fulfillment, por meio de tecnologias de automação que configuram pacotes de acordo com o tamanho da mercadoria. “Automação é fundamental para otimizar a operação e reduzir material. Essa redução permite otimização de frete e reduz o uso de material desnecessário, facilitando o descarte para o consumidor, tornando a operação mais sustentável”, explica.
O estudo, que foi realizado nos Estados Unidos, trouxe ainda dados que reforçam a importância da aparência da embalagem e sua influência positiva para o relacionamento das marcas com seus consumidores. “A embalagem de proteção substituiu a experiência de compra tradicional e é a primeira impressão da marca de um produto quando chega à porta do consumidor”, afirma Flávia. Esse é um ponto que se destaca dentre o público jovem. Os dados mostram que 49% dos compradores online com idade entre 18 e 29 anos afirmaram que ficam mais animados ao receber suas compras em embalagens com a marca do produto ou pacotes que se assemelham a um presente. Por outro lado, dentre o público de 30 a 44 anos, este índice cai para 37%; seguido de 29% para compradores de 30 a 44 anos; 29% no caso do público de 45 a 60 anos e 15% dentre os compradores com mais de 60 anos.
Os participantes do estudo admitiram que quanto mais premium um produto, mais eles preferem uma embalagem simplificada por fora e uma embalagem mais elaborada por dentro. “Este é um ponto de atenção para as marcas que precisam desenvolver um bom planejamento de proteção, aliando comunicação de marca e segurança. Um exemplo disso seria a customização do interior da embalagem”, sugere a executiva. A pesquisa apontou ainda, que 20% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por embalagens personalizadas para serem enviadas como presente.
O estudo apontou que dois terços dos compradores de e-commerce acessam QR codes para ofertas especiais e cupons e, daqueles que usam a tecnologia 70% os utilizam pelo menos uma vez por mês. Ao serem questionados sobre o melhor local para acessar as ofertas fisicamente, consumidores revelaram que o exterior da embalagem é melhor para ofertas não personalizadas, como cupons ou ofertas especiais. Por questão de segurança, apontaram que o interior da embalagem é melhor para produtos de cortesia, informações adicionais do produto e informações de devolução ou garantia.
Além da possibilidade de ofertas e experiências personalizadas, as operações de e-commerce já contam com uma solução que digitaliza a nota fiscal, o que colabora com confidencialidade da compra e com a redução de material.
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