Em 12 anos, 85% do comércio internacional será online, acredita fundador do Alibaba
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/10/2018
Uma das referências mundiais no comércio eletrônico, o Alibaba é o maior player do comércio eletrônico na China, capaz de fazer frente até à Amazon, em alguns mercados. Jack Ma, um dos fundadores da companhia, é um dos maiores especialistas em e-commerce do mundo, e ele acredita que dentro de 12 anos mais de 85% do comércio global será realizado por meio da internet.
A opinião foi dada na abertura do Fórum Público da OMC (Organização Mundial do Comércio), cuja ideia neste ano é discutir o cenário do comércio global em 2030. Jack Ma prevê cada vez menos barreiras e queda na relevância do local de fabricação de cada produto. Dono de uma fortuna superior a US$ 27 bilhões, o empresário acredita que o "made on the internet" substituirá qualquer outra etiqueta de procedência, como "made in China", "made in Brazil" ou "made in USA".
"Vemos hoje muitos contêineres no comércio, mas no futuro veremos pacotes'', sentencia. Na opinião do empresário, 80% das pequenas e médias empresas serão globalizadas em 2030, até por uma questão de sobrevivência. Outra previsão é de que o comércio internacional sofrerá grande alteração em razão das novas tecnologias. Segundo Jack Ma, os negócios serão cada vez mais feitos diretamete entre consumidor e empresas, sem intermediários.