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Kmart inteligência artificial Sainsbury’s NRF

Eficiência operacional e Retail Media são dois importantes movimentos da nova era do varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/02/2024


Foto: Adobe Stock

Eficiência operacional

Previsão de estoque acurada é um dos benefícios que a rede de lojas de departamento Kmart  está obtendo na Austrália com uso de inteligência artificial e outras tecnologias. O ganho de eficiência é um aspecto importante considerando que a proposta de valor da empresa é ter preços baixos.

O acúmulo de dados dos consumidores é uma parte importante desse processo. “Temos uma previsão de demanda muito precisa, com uma boa disponibilidade de produtos”, afirmou Ian Bailey, diretor do Grupo Kmart na Austrália. “Para isso, estamos usando cada vez mais ferramentas que nos permitem melhorar a operação por toda a cadeia, como um robô que escaneia as lojas todas as noites e nos aponta a presença ou falta de cada produto em cada local”, exemplificou.

Quem também vem buscando ganhos de eficiência é a Sainsbury’s . A empresa tem utilizado IA em três frentes. A primeira é garantir preço, a segunda, disponibilidade dos produtos, e a terceira, facilitar a compra.

“Apenas na questão da demanda, conseguimos usar 10 vezes mais fatores de previsão para determinar quais itens precisamos em determinado Estado, mas sobretudo em que loja e horário. Aumentamos em 2% a disponibilidade de produtos”, afirmou Clodagh Moriarty, Chief Retail & Technology Officer. “Quando estamos falando de volume sobre custos fixos, esse é um ganho realmente importante”, completou.

Retail Media

A solução que deve tornar o varejo o principal player na distribuição de publicidade dirigida esteve na pauta de praticamente todas as grandes varejistas presentes na NRF deste ano

O fator que coloca o varejo como principal agente desse negócio é ser proprietário dos dados de seus clientes. Além disso, as indústrias estão em busca de formas mais assertivas de se comunicar com o consumidor final. Nesse sentido, as possibilidades de segmentação oriundas do retail media são imensas. Para o varejo, a ferramenta é uma possibilidade de renda adicional, o que, num mercado em que o lucro líquido historicamente fica na casa de 2%, pode ajudar muito

Um dos maiores players globais desse novo negócio é o Walmart . Ryan Mayward, vice-presidente de vendas de retail media da empresa, falou sobre a plataforma da varejista. Segundo o executivo, nos últimos dois anos, a solução tem conseguido destravar valor para os anunciantes e vem acelerando seu crescimento na companhia. O Walmart Connect, como é chamada a solução, tem dobrado o número de marcas que vêm utilizando a plataforma.

Nela, os anunciantes conseguem correlacionar atividades em escala dentro das lojas físicas e no ambiente online. A partir da tecnologia empregada, é possível ter uma visão do comportamento dos consumidores da varejista e acessar métricas e resultados dos investimentos realizados.

RETAIL MEDIA VAI SUPERAR A TV

Dados apresentados no evento apontam que as redes de varejo vão ultrapassar as comunicações veiculadas na TV nos EUA até o ano que vem, quando irão movimentar mais de US$ 100 bilhões. E, até 2027, essa cifra deve dobrar de tamanho.

Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro da SA+ Ecossistema de Varejo

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TAGS:Kmart, inteligência artificial, Sainsbury’s, NRF
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