SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Danone Edson Higa

Edson Higo assume presidência da Danone no Brasil

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/11/2021

Foto: Divulgação

A francesa Danone, uma das maiores fabricantes de produtos derivados de leite do mundo, está realizando uma reestruturação global, que inclui o Brasil. Com a crise na pandemia, a empresa perdeu espaço e teve que realizar demissões. Há dois meses, Antoine de Saint-Affrique passou a comandar a empresa.

[noticiasRelacionadas]

Por aqui, a Danone unificou suas três divisões de negócios (produtos lácteos e de base vegetal, água e nutrição especializada) em uma. Com isso, Edson Higo, que comandava a unidade Nutricia, assumiu a presidência da subsidiária.

“Passamos a ter uma face única como empresa para todos os ‘stakeholders’. O consumidor também vai sentir essa mudança”, diz Higo, que chegou à Danone em 2009. Um exemplo é o uso das relações comerciais das outras unidades com o varejo farmacêutico para expandir a presença de iogurtes nesses canais. “Já vendemos os iogurtes YoPro em algumas farmácias”, conta.

No Brasil, a Danone segue no topo do mercado de iogurtes, com 34,1% de participação, segundo a Euromonitor. A categoria, no entanto, vive um momento de recuo. A consultoria projeta que as vendas da categoria terminarão 2021 2,8% menores do que em 2020.

“Seguir com a transformação na operação no Brasil mostra que a empresa aposta no país”, diz o executivo, argumentando que desafios macroeconômicos, como inflação alta e desemprego sempre existiram. Higo conta que um impacto já sentido foi a migração dos consumidores para formatos mais econômicos, como os iogurtes de garrafas de mais de um litro.

A empresa também sentiu os efeitos da inflação dos insumos: o preço do leite subiu 25% em 2020 e o plástico das embalagens, 30%. “Buscamos uma composição de ajuste de preços para não ter grande impacto no volume e continuar na mesa dos consumidores.”

Para este ano, a expectativa do executivo é de que as vendas da operação brasileira cresçam entre 5% e 10% e que esse ritmo de crescimento anual se repita até 2025. Globalmente, as vendas avançaram 6% no terceiro trimestre, para € 6,16 bilhões.

Para esse crescimento futuro se concretizar, a companhia, “agora mais simples e ágil”, segundo o executivo, está disposta a acelerar novos negócios. “Um dos nossos princípios básicos é inovarmos para liderar. Assim, triplicamos nossos investimentos em inovação nos últimos dois anos.” Entre as apostas estão desenvolvimento de categorias, abertura de novos canais de venda e a oferta de serviços, como uma assinatura de produtos de nutrição especializada para pacientes que recebem alta em hospitais, por exemplo.

De acordo com Higo, para desenvolver os novos produtos, o caminho são parcerias com startups e universidades. A empresa, que mantém há dois anos programas com startups, colocou no mercado a versão vegana de seu suplemento alimentar Fortfit, feito em parceria com uma empresa do Sul do país. “A Danone historicamente cresce por movimento inorgânico e eu pessoalmente acredito muito em estimular o ecossistema. Nós temos um papel muito importante socialmente em ajudar startups e o mundo acadêmico a se desenvolverem.”

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                           LinkedIn                                                                                          ,                                                                                          Instagram                                                                                          e                                                                                          Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Danone, Edson Higa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPAEstratégia

GPA triplica vendas no e-commerce e atrai o investimento das indústrias

Marcelo Bronze vice-presidente de marketing da DanoneGestão e negócios

Danone anuncia seu novo vice-presidente de marketing

Danone e Froneri apostam na indulgência e saudabilidade para lançamentos no verãoEstratégia

Danone e Froneri apostam na indulgência e saudabilidade para lançamentos no verão

+Mais Varejo Podcast - Ep 5+Mais Varejo Podcast

Categorias novas ou com pouca penetração devem ser o foco da área de desenvolvimento da indústria e varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados