SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Lett Trade Marketing Neogrid

E-commerces da América Latina não oferecem uma boa experiência de compra

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/11/2021

Foto: istock

Estudo criado pela Lett, startup especialista em Trade Marketing Digital e adquirida recentemente pela Neogrid , mostra que a falta de comentários foi o fator que mais impactou negativamente na experiência de compra online.  Os dados do E-commerce Quality Index (EQI) , único estudo na América Latina que analisa a qualidade das informações nas páginas de produto do e-commerce sob o ponto de vista do consumidor, analisou o conteúdo digital de mais de 160 e-commerces, 170 mil marcas e mais de 3 milhões de páginas de produtos na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.

[noticiasRelacionadas]

Os dados foram coletados entre os meses de agosto e setembro deste ano e avaliam as informações nas páginas de produtos que mais impactam na experiência de compra do consumidor final. Em 2021, em uma escala de 0 a 100 pontos, o EQI da América Latina atingiu nota 44. A pontuação é inferior ao índice de 60, recomendado pelo estudo para uma boa experiência de compra online. 

O índice analisa o número de imagens presentes nas páginas de produto, número de palavras na descrição, quantidade de caracteres no título e categorização do item no e-commerce e quantidade de avaliações e comentários dos consumidores.

Na classificação por país, o Brasil foi o que teve o melhor desempenho com 45 pontos, seguido pela Colômbia com 42, Chile e México ficaram empatados com 39. A Argentina ocupa a 4° colocação com 34 pontos e o último no ranking é o Peru com apenas 32.

Em relação a 2020, a nota do EQI Brasil 2021 mostrou um pequeno avanço em relação à qualidade das informações nas páginas de produtos, com aumento de 5%. De 43 o EQI Brasil 2021 subiu para 45 pontos.

No entanto, mesmo com a melhora apontada pelo estudo, o índice do país ainda está abaixo do recomendado. No Brasil, o maior problema do e-commerce é o pouco uso de ferramentas de avaliações e comentários nas páginas de produtos, situação que já havia sido apontada por edições anteriores do índice.

Por outro lado, os varejos do país têm focado cada vez mais em títulos completos, produtos categorizados e em um maior número de imagens

No Brasil, de acordo com os sites analisados, a categoria Pet e Agro foi a que teve o melhor desempenho com 52 pontos, seguida por Casa & Cia e Marketplace que empataram com 48.

Na categoria Pet e Agro, o varejo Pet Love e a marca Whiskas conquistaram as primeiras posições na classificação do índice.

As categorias Produtos de Alto Giro e Eletro ficaram entre as piores categorias analisadas pelo estudo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                             LinkedIn                                                                                            ,                                                                                            Instagram                                                                                            e                                                                                            Facebook   

 

COMPARTILHAR
TAGS:Lett, Trade Marketing, Neogrid
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Adobe StockGeração Z

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Supermercado corredor congelados IA Adobe StockEstratégia

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados