30/05/2025
E-commerce: agilidade nos processos e na entrega aos clientes é um dos desafios
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/12/2022
Foto: Stock Adobe
A abertura das lojas físicas, juros alto, inflação, eleições e Copa do Mundo, contribuíram para que o e-commerce registrasse um bom ano. Dados analisados durante o ano e na Black Friday pela Magis5, hub de automação e gestão completa para e-commerces nos marketplaces, apontam que a sexta-feira mais aguardada do ano não atingiu as expectativas para a data. No entanto, o mês de novembro teve alta de 21,7% no GMV (volume bruto de mercadoria) médio por cliente em relação ao ano passado.
“Em 2022, a base de clientes da startup teve um ticket médio de R$ 109,84. Levando em conta todos os marketplaces que possuem integração, o valor foi acima dos R$ 100,96 vistos na Black Friday”, destaca Claudio Dias, CEO da Magis5.
De acordo com Dias, além dos desafios externos, os empreendedores tiveram um público mais ansioso e com vontade de ter o seu produto o mais rápido possível em suas mãos. Isso devido às mudanças de hábitos de consumo, frutos da pandemia e com a volta das lojas físicas. Portanto, no próximo ano, a tendência é que cada vez mais o processo de expedição dos lojistas seja mais rápido.
Para Dias, nesse cenário as empresas que atendem no ambiente físico e virtual têm vantagem. “Elas conseguem integrar diferentes canais, nos quais o consumidor pode comprar online e retirar pessoalmente, ou experimenta algo pessoalmente e finaliza a compra somente no virtual. Isso dá mais autonomia e melhora a experiência do cliente”, sublinha.
Embora o e-commerce tenha tido queda de audiência, tanto nos sites quanto aplicativos, dados da plataforma de pagamentos Nuvei, desenvolvido pela Americas Market Intelligence, apontam que, até 2026, o setor crescerá, em média, 20% ao ano.
Em se tratando de métodos modernos de pagamento, o Pix tem se tornado mais popular e reduz a utilização do boleto pela praticidade. Outra tendência em tecnologia é o uso de ferramentas de automação, independentemente do porte e segmento da empresa. Esses softwares permitem maior agilidade nas tarefas internas, expedição, controle de estoque e potencializa estratégias para atingir o consumidor.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Mart Minas promove nova edição do Festival Mundo Pet com feira de adoção de animais

Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentar
