SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Docile balas doces Dori

Docile investe na expansão de duas fábricas e quer atingir R$ 1 bilhão em vendas em 2025

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/04/2023

Foto: Divulgação

A Docile, que fechou 2022 com faturamento de R$ 554 milhões, expansão de 45% em relação a 2021, pretende chegar ao final deste ano com crescimento de 30% e chegar a R$ 720 milhões em faturamento. Além disso, a empresa já traçou as metas para atingir R$ 1 bilhão em vendas de doces e balas em 2025.

[noticiasRelacionadas]

A companhia, fundada e administrada pelos irmãos Fernando, Ricardo e Alexandre Heineck, está investindo na expansão de suas duas fábricas - a sede em Lajeado, no Rio Grande do Sul, e outra em Pernambuco - para aumentar a capacidade de produção em 25% no ano que vem. Atualmente, a produção é de 40 mil toneladas/ano, o suficiente para encher 1,5 mil carretas de balas e doces. Além de atender os mais de 1,1 mil pontos de venda no mercado nacional, a produção é voltada também para a crescente venda internacional.

Hoje cerca de 35% da receita vem da venda a mercados como Estados Unidos, Inglaterra, países árabes e latino-americanos. Com maior foco comercial nesse canal, a Docile se tornou a maior exportadora nacional de balas no ano passado, ultrapassando o volume da paulista Riclan, dona de marcas como Freegells e My Toffee.

De acordo com Alexandre, poucos fabricantes estão dispostos e preparados para customização que o mercado externo demanda. “Além de obter certificações específicas de agências sanitárias e agilizar as embalagens conforme as regras e idioma de cada destino, isso também significa ajustar aromas, sabores ou lançar um produto conforme a demanda local”, explica.

Na África do Sul, os fornecedores pediram à Docile a bala de gelatina em formato de minhoca com sabor muito mais ácido do que era produzido no Brasil. Nos Estados Unidos, a demanda das “lojas de dólar” foi por pulseiras comestíveis, que alunos se presenteiam no início das aulas com frases de amizade.

“O Brasil é competitivo em nosso principal insumo, que é o açúcar”, diz Fernando. São 800 itens (SKUs) na exportação e 170 SKUs à venda no Brasil.

Fernando revelou ainda que a empresa está se preparando para ir para o conselho de administração, trazendo profissionais de fora e profissionais que cresceram na Docile para assumir as diretorias. “Mas combinamos que cada um vai fazer isso no seu tempo”, conta. Atualmente, a empresa não tem um CEO e as decisões são tomadas e debatidas com conselheiros independentes, e o pai (que vende a fábrica Florestal e se junto à Docile) tem o voto de minerva, por estatuto.

A empresa informou ainda que não planeja IPO ou venda parcial a um private equity, por exemplo, como fez a concorrente local Dori. Aquisições, no entanto, não estão descartadas e podem acelerar a chegada ao primeiro R$ 1 bilhão em vendas. O trio não esconde a vontade de entrar no segmento de chocolates - mas, por enquanto, a categoria se mostra mais complexa e menos lucrativa que as balas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Docile, balas, doces, Dori
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

DocileGestão e negócios

Ex-executiva da Mondelēz assume o cargo de diretora comercial e trade marketing da Docile

Docile_doces_candies_lançamentosDocile

Com novas cores, formatos e sensações, Docile lança produtos apostando nas experiências do consumidor

Docile abre quiosque em aeroporto de São PauloDocile

Docile abre quiosque em aeroporto de São Paulo

Docile prepara novidades para varejista aproveitar demanda não explorada para candies no Brasildocile

Docile prepara novidades para varejista aproveitar demanda não explorada para candies no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados