ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11/05/2025
Dia reduz 15% do desperdício alimentar e pretende ultrapassar o dobro desse número até 2026
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/10/2023
Foto: Divulgação
O Dia acaba de divulgar que, em relação a 2021, houve uma redução de 15% no desperdício de alimentos globalmente em sua companhia, desde o CD até a loja. Além disso, a rede segue com o objetivo de fazer essa porcentagem chegar a 40% dentro dos próximos 3 anos.
[noticiasRelacionadas]
O marco, alcançado por meio dos objetivos traçados no Plano de Sustentabilidade de 2021-2023, é reflexo da implementação de medidas para agregar valor e promover o consumo sustentável, além da mensuração do progresso em todos os países de atuação.
Dentre algumas das medidas aplicadas estão a melhora na gestão de estoques em CDs e lojas, a aplicação de descontos em produtos próximos ao vencimento, as parcerias com empresas de tecnologia, a doação de produtos aptos para consumo, mas não para venda; e a valorização de resíduos.
Dessa forma, com a ênfase na prevenção e formatos de serviço adaptados para cada produto e área de atuação, foi possível otimizar os pedidos para atender às necessidades de vendas de cada estabelecimento, reforçar o estoque de itens frescos e monitorar diariamente a qualidade e validade de cada produto com base na rotação e disponibilidade de estoque.
E como isso funciona na prática? No Brasil os consumidores podem adquirir produtos próximos ao vencimento com descontos acima de 50%, graças a uma parceria com a empresa B4Waste – uma colaboração que “salvou” 200 toneladas de alimentos no último ano.
Já na Espanha, uma das marcas de cerveja vendida é produzida com excedentes dos pães das lojas, promovendo a economia circular, além de combater o desperdício.
Em Portugal desde o final de 2021 a empresa colabora com TooGoodToGo, uma plataforma onde clientes podem comprar um pacote surpresa que leva alimentos com um preço reduzido e já evitou o desperdício de mais de 100 mil kg de comida.
Além dessas estratégias de vendas, na prática as doações também são uma forte tática, apesar da redução de excedentes entre 2021 e 2022. Somente no território nacional mais de 50 toneladas de produtos foram doados para instituições cadastradas no programa Comida no Prato. Na Argentina ocorrem doações a Bancos de Alimentos há mais de uma década, e na Espanha mais de 87 mil kg de itens adequados para o consumo, mas não para a venda foram doados em 2022.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Alimentos são os principais responsáveis pelo avanço da cesta de Dia das Mães

No Dia das Mães de 2025, o valor emocional tende a ser mais relevante do que o preço do presente
