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21/02/2025
Destilados: desenvolvimento da categoria representa uma oportunidade de R$ 41 bilhões para o varejo brasileiro
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Pernod Ricard
EM 14/11/2023
Atualmente, apenas 12% do faturamento de alcoólicos no Brasil vêm dos destilados. A oportunidade de crescimento da categoria é enorme, principalmente se compararmos com outros países que apresentam características de mercado parecidas.
Na Alemanha, onde a cerveja também aparece, destacadamente, como a bebida mais presente na cesta de compras, os destilados representam 20% do mercado. Em nosso vizinho Chile, conhecido mundialmente pela produção de vinhos, as bebidas destiladas respondem por 21% das vendas. É totalmente viável para o Brasil, ao longo dos próximos anos, alcançar esse patamar e, com isso, chegar a R$ 41 bilhões em faturamento com destilados.
Quem está ao lado dos varejistas no apoio ao crescimento do mercado é a Pernod Ricard, dona de um portfólio completo, que atende todas as ocasiões e públicos com produtos como os uísques Ballantines, Chivas, Jameson e Glenlivet; a vodca Absolut; o gin Beefeater e o aperitivo Lillet.
As redes varejistas só têm a ganhar ao apostar nesse segmento, cujo ticket médio fica em torno de R$ 150 a R$ 200, o que garante cash margem bem atrativa, difícil de ser obtida em outras seções da loja.
Pedro Lobo, Diretor de Vendas da Pernod Ricard (foto acima), explica que o primeiro passo para o varejo alavancar os resultados é trabalhar melhor o portfólio de destilados, ampliando o espaço em gôndola. “É um desperdício para o varejo atender somente quem quer os produtos mais básicos e ver o cliente procurar outros canais para comprar os demais itens”, analisa.
É claro que o cliente mais "tradicional", aquele em busca das marcas e produtos que já conhece, precisa ser bem-atendido. Mas há outros três perfis de shopper identificados pela Pernod. O "expert" busca autenticidade e qualidade, por isso consome o melhor produto ou marca dentro do seu orçamento. Tem também o "aventureiro", um perfil que procura novidades para melhorar a experiência e impressionar. E, por fim, o "caridoso", interessado em marcas de mais status, capazes de impressionar.
Outra informação importante é que as ocasiões de consumo têm uma influência enorme na decisão de compra de bebidas destiladas. Elas variam muito – em casa, no churrasco, no encontro com a família, na festa junto dos amigos, etc – e isso significa que há, durante todo o ano, inúmeras oportunidades de vendas de diversos produtos.
Nesse sentido, educação do consumidor tem um papel importante, conforme lembra Renato Tartarelli, Gerente Nacional de Trade Marketing da Pernod Ricard. "Ao mostrar ao público quais combinações fazer, que bebidas consumir com fruta ou refrigerante, trazemos quem está fora para a categoria", exemplifica. A Pernod tem trabalhado essas informações ao consumidor nas packs.
A categoria de destilados apresenta crescimento consistente no Brasil, mesmo em períodos desafiadores para a economia. Fidelizar o público é o caminho para tornar suas lojas o destino certo dos shoppers, e isso vai fazer toda a diferença nos resultados financeiros.
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