SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

27/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Delivery Ecommerce Takeoff Technologies

Delivery a partir da loja precisa de ajustes

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/07/2020

N a correria gerada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas entraram a toque de caixa no e-commerce para abastecer a população, o que revelou a incrível capacidade de adaptação e iniciativa do varejo alimentar. Contudo, quem teve de improvisar deve agora tornar a operação mais robusta e eficiente. Até porque o e-commerce, que parecia uma realidade distante em alguns municípios, se transformou num canal perene, cujo tamanho justifica investimentos.

[noticiasRelacionadas]

Um dos pontos a refletir é a adaptação de lojas físicas à seleção e entrega de mercadorias. Como não houve planejamento, muitas empresas usam corredores e fundos da loja ou áreas temporariamente desativadas para o processamento. Isso não se sustenta por muito tempo, segundo consultores ouvidos por SA Varejo. A sincronização do sistema de pedidos online com os estoques da loja tem ficado abaixo do desejável, e isso é tolerável pelo consumidor num momento de exceção, mas não sempre. “Eu procurei em vários sites uma determinada marca de queijo e só encontrei em uma loja. Fiz o pedido, paguei, mas o produto não estava disponível. Entendo que estamos numa pandemia, mas me senti frustrada”, afirma Cibele Dantas, consumidora paulista de 48 anos.

A ruptura nas lojas se estende agora ao e-commerce. Além do que já se conhece sobre o problema, a dedicação de filiais às entregas do delivery é um capítulo à parte que precisa ser bem escrito desde já.

Desafio online
Problema antigo das lojas físicas, a falta de produto tem atingido também o serviço de delivery

Necessidade se transforma em estratégia

A loja física como ponto de processamento e entrega pode atuar melhor do que acontece hoje e ser preparada para um mercado que se acelera antes do previsto.

Quem já optou pelo modelo híbrido off e online sabe que muitos pontos devem ser analisados: eventual redução do estacionamento, dependendo da capacidade ociosa; diminuição de seções cujos produtos são mais vendidos pelo e-commerce; possíveis mudanças no layout e na mobília para melhor aproveitamento de espaço; revisão da estrutura e dos processos de armazenagem; estímulos para que algumas linhas de produtos sejam compradas online, etc.

A automação é outra saída que a pandemia empurra para a realidade. Empresas de tecnologia estão movimentando suas soluções entre grandes grupos internacionais. A startup americana Takeoff Technologies é uma delas. A empresa desenvolveu armazéns automatizados que podem ser instalados na parte de trás de uma loja e processar cestas de 60 itens em cinco minutos. Trata-se de uma mercearia vertical com prateleiras empilhadas. Hoje, o sistema custa em média de US$ 3 a US$ 4 milhões. É caro, mas aponta o caminho para um futuro não tão distante.

AUTOMAÇÃO ACELERADA
Na solução da Takeoff Technologies, os produtos são transportados por esteiras, a partir de um sistema que considera peso de cada item e temperatura de perecíveis, e separa os produtos por categoria

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:               LinkedIn              ,              Instagram              e              Facebook              !

COMPARTILHAR
TAGS:Delivery, Ecommerce, Takeoff Technologies
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - mulher com celular sorrindoTecnologia

Startup incentiva compras online no interior de Santa Catarina

Adobe Stock - Mulher celularZebra Technologies

63% das pessoas já realizam suas compras de alimentos nos canais digitais

 Confira as principais tendências que vão impulsionar o varejo em 2024Tendências 2024

Confira as principais tendências que vão impulsionar o varejo em 2024

Compras em supermercados online deve crescer nos próximos anosSoluCX

Compras em supermercados online deve crescer nos próximos anos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados