SA+
Zebra Technologies Pesquisa Varejo Online Canais digitais

63% das pessoas já realizam suas compras de alimentos nos canais digitais

POR Barbara Fernandes

EM 21/08/2024

Adobe Stock - Mulher celular

Foto: Adobe Stock


Cerca de 92% dos consumidores na América Latina realizam suas compras de alimentação nas lojas físicas. Porém, em meio à era digital, mais da metade (63%) já faz suas compras nos canais online, e 78% já se adequaram à omnicanalidade. No caso do Brasil, 93% visitam as lojas do varejo físico e 63% do varejo online.

 

Os dados pertencem ao relatório “Conectando com o consumidor latino-americano moderno: Tendências e estratégias tecnológicas no comércio varejista” desenvolvido pelo Zebra Technologies e compila insights obtidos no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile. 

 

Em entrevista exclusiva para a SA+ Ecossistema de Varejo, Vanderlei Ferreira, CEO da Zebra Technologies, conta que o Brasil se destaca no uso de tecnologia e gosta de testar coisas novas. Para se ter uma ideia, apenas 12% dos consumidores declaram que seguirão fazendo compras exclusivamente no varejo físico.

 

Apesar do crescimento dos canais online, as lojas físicas ainda dominam o setor. Isso implica em uma oportunidade de aprimoramento na experiência digital. Para Ferreira, existem três desafios que precisam ser superados para esse aprimoramento: gestão de inventário, alinhamento entre os canais e o processo de devolução e troca. 

 

“O varejo melhorou, mas ainda tem uma certa dificuldade na leitura correta do que tem no inventário”, explica o CEO. Por isso, é importante assegurar que o item adquirido esteja realmente disponível e na quantidade desejada. A ruptura é um dos fatores que mais afetam negativamente o varejo. 

“O não atendimento ao principal desejo do consumidor gera insatisfação e faz ele ponderar sobre voltar ou não ao canal futuramente”, complementa.

Em relação aos demais desafios, Ferreira explica que o ideal é a adoção da mesma política, preços e promoções no canal digital e físico, respeitando as estratégias de cada empresa, enquanto a logística do processo de devolução e troca pode oferecer uma velocidade semelhante à da entrega. 

 

O executivo ainda aponta outros fatores como meios de pagamento diversos, layout do site e serviço de qualidade e informativo para conquistar cada vez mais a confiança dos shoppers.

 

“O consumidor gosta de fotografias grandes e clareza do que é o item. Porém além da foto, ele quer informações embaixo com especificações ou esclarecimento simplificado, prazo de entrega e preço".


COMPARTILHAR
TAGS:Zebra Technologies, Pesquisa, Varejo Online, Canais digitais
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - AtacarejoNielsenIQ

Pesquisa indica que penetração de atacarejos é maior entre as classes A e B

ColagemVarejo Alimentar em Contexto

Relatório exclusivo da SA+ com desempenho do varejo alimentar no 1º semestre já está disponível

Adobe StockPesquisa

Mais da metade dos consumidores ainda preferem realizar compras em lojas físicas

Combrasil rebrandingRebranding

Combrasil reforça tradição e qualidade com novo rebranding

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados