63% das pessoas já realizam suas compras de alimentos nos canais digitaisSA+ Ecossistema de Varejo

Zebra Technologies Pesquisa Varejo Online Canais digitais

63% das pessoas já realizam suas compras de alimentos nos canais digitais

POR Barbara Fernandes

EM 21/08/2024

Adobe Stock - Mulher celular

Foto: Adobe Stock


Cerca de 92% dos consumidores na América Latina realizam suas compras de alimentação nas lojas físicas. Porém, em meio à era digital, mais da metade (63%) já faz suas compras nos canais online, e 78% já se adequaram à omnicanalidade. No caso do Brasil, 93% visitam as lojas do varejo físico e 63% do varejo online.

 

Os dados pertencem ao relatório “Conectando com o consumidor latino-americano moderno: Tendências e estratégias tecnológicas no comércio varejista” desenvolvido pelo Zebra Technologies e compila insights obtidos no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile. 

 

Em entrevista exclusiva para a SA+ Ecossistema de Varejo, Vanderlei Ferreira, CEO da Zebra Technologies, conta que o Brasil se destaca no uso de tecnologia e gosta de testar coisas novas. Para se ter uma ideia, apenas 12% dos consumidores declaram que seguirão fazendo compras exclusivamente no varejo físico.

 

Apesar do crescimento dos canais online, as lojas físicas ainda dominam o setor. Isso implica em uma oportunidade de aprimoramento na experiência digital. Para Ferreira, existem três desafios que precisam ser superados para esse aprimoramento: gestão de inventário, alinhamento entre os canais e o processo de devolução e troca. 

 

“O varejo melhorou, mas ainda tem uma certa dificuldade na leitura correta do que tem no inventário”, explica o CEO. Por isso, é importante assegurar que o item adquirido esteja realmente disponível e na quantidade desejada. A ruptura é um dos fatores que mais afetam negativamente o varejo. 

“O não atendimento ao principal desejo do consumidor gera insatisfação e faz ele ponderar sobre voltar ou não ao canal futuramente”, complementa.

Em relação aos demais desafios, Ferreira explica que o ideal é a adoção da mesma política, preços e promoções no canal digital e físico, respeitando as estratégias de cada empresa, enquanto a logística do processo de devolução e troca pode oferecer uma velocidade semelhante à da entrega. 

 

O executivo ainda aponta outros fatores como meios de pagamento diversos, layout do site e serviço de qualidade e informativo para conquistar cada vez mais a confiança dos shoppers.

 

“O consumidor gosta de fotografias grandes e clareza do que é o item. Porém além da foto, ele quer informações embaixo com especificações ou esclarecimento simplificado, prazo de entrega e preço".


COMPARTILHAR
TAGS:Zebra Technologies, Pesquisa, Varejo Online, Canais digitais
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentarMillennials

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentar

Atakarejo inaugura sua 39ª loja em Porto SeguroAtakarejo

Atakarejo inaugura sua 39ª loja em Porto Seguro

Jaú Serve inaugurou 1ª loja em Ibaté com foco em qualidade e conveniênciaJaú Serve

Jaú Serve inaugurou 1ª loja em Ibaté com foco em qualidade e conveniência

Digital SignageDigital Signage

Aliar tecnologia à experiência do cliente garante aumento na lucratividade e maior produtividade ao trade

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados