63% das pessoas já realizam suas compras de alimentos nos canais digitais
POR Barbara Fernandes
EM 21/08/2024
Foto: Adobe Stock
Cerca de 92% dos consumidores na América Latina realizam suas compras de alimentação nas lojas físicas. Porém, em meio à era digital, mais da metade (63%) já faz suas compras nos canais online, e 78% já se adequaram à omnicanalidade. No caso do Brasil, 93% visitam as lojas do varejo físico e 63% do varejo online.
Os dados pertencem ao relatório “Conectando com o consumidor latino-americano moderno: Tendências e estratégias tecnológicas no comércio varejista” desenvolvido pelo Zebra Technologies e compila insights obtidos no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile.
Em entrevista exclusiva para a SA+ Ecossistema de Varejo, Vanderlei Ferreira, CEO da Zebra Technologies, conta que o Brasil se destaca no uso de tecnologia e gosta de testar coisas novas. Para se ter uma ideia, apenas 12% dos consumidores declaram que seguirão fazendo compras exclusivamente no varejo físico.
Apesar do crescimento dos canais online, as lojas físicas ainda dominam o setor. Isso implica em uma oportunidade de aprimoramento na experiência digital. Para Ferreira, existem três desafios que precisam ser superados para esse aprimoramento: gestão de inventário, alinhamento entre os canais e o processo de devolução e troca.
“O varejo melhorou, mas ainda tem uma certa dificuldade na leitura correta do que tem no inventário”, explica o CEO. Por isso, é importante assegurar que o item adquirido esteja realmente disponível e na quantidade desejada. A ruptura é um dos fatores que mais afetam negativamente o varejo.
“O não atendimento ao principal desejo do consumidor gera insatisfação e faz ele ponderar sobre voltar ou não ao canal futuramente”, complementa.
Em relação aos demais desafios, Ferreira explica que o ideal é a adoção da mesma política, preços e promoções no canal digital e físico, respeitando as estratégias de cada empresa, enquanto a logística do processo de devolução e troca pode oferecer uma velocidade semelhante à da entrega.
O executivo ainda aponta outros fatores como meios de pagamento diversos, layout do site e serviço de qualidade e informativo para conquistar cada vez mais a confiança dos shoppers.
“O consumidor gosta de fotografias grandes e clareza do que é o item. Porém além da foto, ele quer informações embaixo com especificações ou esclarecimento simplificado, prazo de entrega e preço".
Notícias relacionadas
Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentar
Atakarejo inaugura sua 39ª loja em Porto Seguro
Jaú Serve inaugurou 1ª loja em Ibaté com foco em qualidade e conveniência
Aliar tecnologia à experiência do cliente garante aumento na lucratividade e maior produtividade ao trade
Barbara Fernandes
Repórter